Menu fechado
Resumo de Livro de Leitura Obrigatória para Vestibular

Eurico, o Presbítero de Alexandre Herculano

 

Resumo Eurico, o Presbítero de Alexandre Herculano

“Eurico e Hermengarda amam-se com violenta paixão. Entretanto, embora ele seja um gardingo (nobre, entre os visigodos), não vence o orgulho do pai dela, Favila, duque da Cantábria, que impede o casamento.
Abandonando a corte de Toletum, Eurico torna-se presbítero (sacerdote), passando a viver retirado em Carteia, pequena cidade próxima de Calpe (Gibraltar).
Por essa época, os árabes invadem a Península.
O exército visigodo é derrotado às margens do rio Críssus. Nessa grande batalha um cavaleiro misterioso, vestido de negro, é o último a se retirar, lutando com tal ímpeto e coragem, que os árabes, mesmo vitoriosos, passam a temê-lo supersticiosamente.
É o presbítero de Carteia, que, sempre incógnito, une-se posteriormente, nas montanhas. à resistência chefiada por Pelágio, irmão de Hermengarda.
Esta, por sua vez, fora aprisionada pelos árabes durante o ataque ao convento em que se refugiara.
O Cavaleiro Negro, chefiando dez homens de Pelágio, consegue resgatá-la do acampamento de Abdulazis, o amir que a tomara por escrava.
Eurico revela, enfim, sua identidade, mas está impedido de unir-se a Hermengarda devido aos votos sacerdotais.
Já bastante enfraquecida por longos sofrimentos, Hermengarda não suporta as emoções da revelação e morre.
Eurico, na batalha de Auseba, quando os visigo os estão vencendo, desaparece propositalmente no meio dos inimigos.”
Eurico, o Presbítero de Alexandre Herculano – Alexandre Herculano
Historiador, poeta, romancista, escritor do romantismo português. Nasceu em marco 1810 e faleceu em setembro de 1877.
Foi considerado, em sua época, um grande intelectual, muito interessado na era medieval e no caráter etimológico de seu país. Os temas predominantes em suas obras eram os das origens da nação portuguesa e o caráter histórico é abordado como fonte de explicação dos fatos e da sociedade é sempre presente.

Estudou latim, retórica e lógica no Palácio das Necessidades, estudou também, matemática na Academia da Marinha Real na intenção de seguir carreira comercial, mas se destacou na literatura.

Sua obra, ostenta muita coerência, obedece a um programa romântico-liberal, que guiou não só o seu trabalho, mas também a sua vida

Eurico, o presbítero é considerado a sua melhor obra.

Eurico, o Presbítero de Alexandre Herculano

Publicado em:Resumos de livros

Você pode gostar também