Menu fechado
Resumos dos livros para Vestibular

Mãe de José de Alencar

 

Mãe de José de Alencar – drama em 4 atos

Quinta peça de teatro de Alencar, este drama em quatro atos, que é um ponto alto na dramaturgia brasileira, foi levado à cena em 24 de março de 1860 e publicado em volume no final mesmo ano.
Como O demônio familiar, a peça Mãe de José de Alencar, aborda o problema da escravidão e fez grande sucesso. O próprio Alencar defendeu a perspectiva abolicionista da obra e assim a apresentou em relação com a que versava, no começo da carreira, o mesmo tema: Primeiro tentou o gênero cômico; e atraindo pela intimidade das cenas domésticas (…) mostrou o germe do mal no próprio seio da inocência. / Depois, mais afoito, descarnou o cancro, e por meio de uma ação natural e simples, de uma fatalidade mais de uma vez acontecida, conseguiu abalar as fibras sociais, do que deram testemunho opiniões muito competentes, e mais do que isso, as lágrimas das senhoras.

Conta o drama de um homem que vende sua escrava para ajudar um amigo com problemas financeiros e conta com uma grande e surpreendente revelação.

Leia também a biografia de José de Alencar

 

Desafio de Einstein – faça o Teste, Aproveite e faça, também, nosso Teste Vocacional, Exercícios por Matérias – Não deixe para depois, Conheça a nossa seção de Macetes.

Veja também: Dúvidas resolvidas de estudos e outras, Dúvidas em Carreiras e Profissões e Dúvidas Sanadas de matérias e Redação. Aqui você encontra as dúvidas mais frequentes sanadas pelos professores e colaboradores do Vestibular1.

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais! Não deixe para depois: revisão de Matérias Online!. Vestibular e Enem.

Leia sobre a escola literária Romantismo.

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas
Mãe de José de Alencar

Publicado em:Resumos de livros

Você pode gostar também