Menu fechado
Resumo de Livro Obra por Vestibular1

O tronco do ipê de José de Alencar

 

Resumo O tronco do ipê de José de Alencar

O tronco do ipê de José de Alencar é o segundo romance regionalista do escritor brasileiro, sendo um clássico da literatura brasileira e de leitura obrigatória em escolas públicas, para vestibular e Enem.

José de Alencar incluiu nesse romance um conto sobre a lenda da mãe-d’água, em que figura um palácio de ouro e de brilhantes no fundo do mar.

O tronco do ipê de José de Alencar é narrado em terceira pessoa, e narra à história de Alice e Mário e um crime envolvido em mistério, entre outras peripécias. Retrata também a decadência da região do café no Rio de Janeiro.

O Comendador Figueira, o avô de Mário, viúvo, casa-se novamente com D. Alina, esta consegue expulsar da fazenda Nossa Senhora do Boqueirão, seu filho, José Figueira, pai de Mário.

Com a morte do Comendador Figueira, sob as circunstâncias misteriosas e de José Figueira, é descoberto que todos os bens estão hipotecados em nome de um amigo do pai de Mário, Joaquim Freitas, que passa a ser o novo proprietário da fazenda O Boqueirão.

Todos se surpreendem com o fato que levanta suspeitas de que o Comendador Figueira foi assassinado por esse amigo, Joaquim Freitas, que mais tarde se torna o Barão da Espera. O Barão na tentativa de acalmar sua consciência passa a sustentar Mário e sua mãe.
Mário triste, cresce desconfiando que seu pai foi assassinado por Joaquim Freitas.

Mário salva Alice, filha do Barão da Espera de morrer afogada, mesmo suspeitando de seu pai.
Vai para a Corte estudar e regressa sete anos depois formado em bacharelado em engenharia, na véspera de Natal.

Ocorrem vários desentendimentos entre Alice e Mário, pois este suspeita que o Barão tenha assassinado seu pai. O Barão tenta suicidar-se, Mário o impede e o Barão acaba contando a verdade sobre a morte de seu pai.

Com o caso esclarecido, Mario e Alice se casam na capela de Nossa Senhora do Boqueirão, e partem para a Corte.

Leia a biografia de José de Alencar

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Visite a seção de Escolas literárias

Revise com nossas Vídeo Aulas

 

O tronco do ipê de José de Alencar

Publicado em:Resumos de livros

Você pode gostar também