Menu fechado
Resumo de Livros, não substitui a leitura vestibular1

Til de José de Alencar 

 

Resumo Til de José de Alencar

Publicado em 1872, Til de José de Alencar, terceiro romance regionalista de Alencar tem sua ação numa fazenda situada no interior paulista, por volta de 1846. Segundo o projeto explicitado na nota de abertura do romance Sonhos d’Ouro, o regionalismo permitiria descobrir, nas regiões onde não se propaga com rapidez a luz da civilização, as tradições, os costumes e a linguagem de timbre brasileiro.

Til de José de Alencar pertence ao romantismo regionalista do autor e retrata os costumes, a linguagem e a vida rural da época, seguindo os moldes românticos, abordando a inocência, o amor, a fragilidade, a idealização da natureza e a subjetividade.

Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias estão presentes neste destacado romance regionalista, em que Alencar documenta o cotidiano da fazenda Palmas do interior paulista do século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína capaz de imensos sacrifícios por um ideal, que guarda segredos do passado.

Berta foi adotada ainda bebê e sua família mora em uma casa nas proximidades da fazenda das Palmas, onde mora a família Galvão. Seu irmão Miguel não a considera como irmã e tem profundos sentimentos por ela.
No enredo tem ainda o personagem Jão Fera, um capanga bugre, Zana e Brás um jovem violento e com problemas mentais.

Linda e Afonso, gêmeos e filhos do Senhor Luís Galvão são amigos de Miguel e Berta. Vivem juntos momentos cheios de romances inocentes e alegres.
Berta ao tentar alfabetizar Brás diz que se chama Til, pois ele tem uma grande atração pelo sinal gráfico til (~).

Berta demonstra uma coragem única e se envolve em tramas intricadas na tentativa de ajudar aos que mais precisam.

Apresenta um enredo com altos e baixos e sua narrativa leve cria uma atmosfera suave, com amores inocentes e até platônicos, onde a inocência dos personagens contrasta com a violenta e complicada trama, cheia de coincidências.

Temos ainda Jão Fera, um matador de aluguel e jagunço, com atitudes grotescas e por quem Berta desenvolve sentimentos confusos: não tem medo da sua pessoa e ao mesmo tempo tem horror por sua maldade.
Jão Fera é o personagem que guarda as chaves dos segredos da origem de Berta e de seu vínculo com a menina.

Leia a biografia de José de Alencar

 

Til de José de Alencar

Publicado em:Resumos de livros

Você pode gostar também