Menu fechado
Resumo livro Vidas Secas de Graciliano Ramos

Vidas Secas de Graciliano Ramos

 

Resumo Vidas Secas de Graciliano Ramos

Vidas Secas de Graciliano Ramos: Único romance de Graciliano Ramos narrado em 3ª pessoa.
Tema: a seca e a vida no nordeste. Discurso indireto livre.
Linguagem: frases curtas, imagens diretas, adjetivação mínima.
Figuras de linguagem: Metáfora: “Você é um bicho, Fabiano.”

Prosopopeia: atribui atitudes humanas a cachorra Baleia

Vidas Secas de Graciliano Ramos – Análise das ideias: O livro retrata fielmente a realidade brasileira não só da época em que o livro foi escrito, mas como nos dias de hoje, como a injustiça social, miséria, fome, desigualdade, seca, o que o remete a ideia de que o homem se animalizou em condições sub-humanas de sobrevivência.

Autor: Graciliano Ramos, pertence à Segunda fase do modernismo.
Vidas Secas de Graciliano Ramos – Características desta fase: Manutenção das características da 1ª fase, esta fase era heroica, já a Segunda fase (surgida nos anos 30) volta-se para uma literatura participativa, de intromissão na vida política.

Acontecimento marcante foi o Congresso Regionalista do Recife. Este congresso defendia uma literatura Nordestina, comprometida com as circunstâncias locais.Esta nova tendência recebeu o nome de neo-realismo nordestino (maior representante: Graciliano Ramos).

Principais temas desta corrente: a seca, a fome, a miséria, o arcaísmo das relações de trabalho, a exploração do camponês, a opressão do coronelismo, a reação dos cangaceiros.

Vidas Secas de Graciliano Ramos – Elementos da narrativa e Personagens:
Baleia: cadela da família, tratada como ser humano, os meninos transformaram-na numa irmã.Seu nome é uma compensação a sua magreza de vira-lata.

Sinhá Vitória: mulher de Fabiano, sofrida, mãe de dois meninos, lutadora e inconformada com a miséria em que vivem, trabalha muito. Não é tão ignorante quanto Fabiano e é menos vulnerável que o mesmo.Possuí um sonho de Ter uma cama com estrado igual à de Tomás da Bolandeira.

Fabiano: vaqueiro nordestino, marido de Sinhá Vitória, pai dos dois meninos, ignorante que desesperadamente procura trabalho. Bebe muito e perde dinheiro no jogo.É muito supersticioso.

Filhos: dois meninos, um tratado como menino mais velho e o outro menino mais novo. Essa ausência de nomes revela o processo de despersonificação a que foram submetidos devido às injustiças sociais. São crianças sofridas e que não tem noção da própria miséria que vivem, são a esperança de um futuro melhor.

Tomás de Bolandeira: não intervém diretamente em nenhum episódio, mas representa a sabedoria. Fabiano o tinha como modelo, alfabetizado e ideal. OBS: quando se refere a este personagem o narrador cria uma linguagem culta, por este motivo e se torna um modelo para os outros.

Soldado amarelo: A cor amarela significa raiva, ódio e desespero.Prende Fabiano por injustiça.
Patrão: contratou Fabiano para trabalhar em sua fazenda, era desonesto e explorava os empregados.Era responsável pelo nomadismo dos retirantes.

Fiscal da Prefeitura: representa a intolerância da máquina governamental.

Obs.: Os personagens: Patrão, soldado e fiscal, significa o aprisionamento além, da opressão da natureza (urubus e seca).

Vidas Secas de Graciliano Ramos – Espaço: agreste nordestino: clima semi-árido, vegetação pobre (cactos), chuvas escassas e irregulares, rios intermitentes (determinada época é seco). Não ocorre variação de paisagem, não aparece vales nem montanhas.

Vidas Secas de Graciliano Ramos – Tempo: não são reveladas as mudanças temporais na obra. Acontece uma variação entre passado e presente e a perspectiva de futuro.

Vidas Secas de Graciliano Ramos – Fato: seca no nordeste.
Causa: devido ao clima tropical semi-árido, as chuvas escassas.
Consequência: o nomadismo da família de Fabiano de uma fazenda para outra e a morte da cachorra Baleia, por esta estar doente Fabiano atira nela para aliviar o sofrimento.

Vidas Secas de Graciliano Ramos – Clímax: o questionamento interno de Baleia e Fabiano. Fabiano por Ter matado Baleia e da Baleia do porque que Fabiano atirou nela.

Vidas Secas de Graciliano Ramos – Desfecho: A família sai da fazenda para a cidade em busca de uma vida melhor. “Chegaram a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens forte, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos”.

Vidas Secas de Graciliano Ramos – Resumo da obra Vidas Secas:
Esta família é formada por Fabiano, Sinhá Vitória, o Menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia. Cada um deles possui seu sonho, que a situação opressiva em que vivem torna irrealizável. Fabiano gostaria de poder se expressar de maneira inteligente, mas relacionava-se melhor com os animais do que os com homens. Sinhá vitória sonhava com a estabilidade representada por uma cama de couro.

O menino mais novo desejava ser como o pai, vaqueiro experiente. O menino mais velho só queira ter um amigo, sonho que a situação de isolamento em que vivem torna impossível. Também a cachorra Baleia sonhava, com um mundo de felicidade plena, e repleto de comida para todos.

Depois de andarem muito, encontraram uma casa abandonada, onde se instalaram. O dono da propriedade apareceu e convidou Fabiano para trabalhar ali. Acertadas as condições, a família conheceu a prosperidade mesquinha permitida aos miseráveis. Uma festa na cidade, onde foram marginalizados. A chegada do inverno, trazendo a cheia que quase inundou a casa.

Em uma visita à cidade para comprar mantimentos, Fabiano envolveu-se em uma discussão com um soldado e acabou preso. Mais tarde, teria oportunidade de vingar-se, quando, perdido, o mesmo soldado lhe aparecia em casal. Inicialmente pensando em matá-lo, Fabiano acaba se resignando e dando ao soldado a orientação de que necessitava para voltar ao seu caminho.

Por fim, a seca passou a enviar os sinais de que se aproximava. Fabiano e a família retornaram à triste sina dos retirantes, fugindo de madrugada para escapar das dividas que ainda mantinham com o patrão. Dirigem-se à cidade grande, onde, cheios de esperança, acreditavam poder encontrar um futuro melhor.

Contribuição de Karen C. dos Santos

Leia a versão de resumo em capítulos de Vidas Secas de Graciliano Ramos

Aproveite e leia também a biografia de Graciliano Ramos

Apostilas de todas as matérias para download grátis. Resumos, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais! Vestibular e Enem

 

Vidas Secas de Graciliano Ramos

Publicado em:Resumos de livros

Você pode gostar também