A Alemanha - Vestibular1

A Alemanha

Revisão de Geografia: A Alemanha

 

Geografia A Alemanha

Resumão – Revisão da Matéria Geografia – Revisando seus conhecimentos
Geografia A Alemanha

Revisão de Geografia: A Alemanha

País arrasado pelas tropas russas, inglesas e americanas na Segunda Guerra Mundial. A Alemanha permaneceu separada em duas partes: uma capitalista (RFA – República Federal Alemã) e outra socialista (RDA – República Democrática Alemã).

A antiga Capital, Berlim, permanecia dividida pelo famoso muro, embora estivesse totalmente no lado socialista.
Unificada, apesar dos naturais problemas iniciais, a atual Alemanha é um dos países mais desenvolvidos do mundo.
As indústrias siderúrgica e mecânica concentram-se no Vale do Ruhr, afluente do Rio Reno, e a indústria química ao longo do Reno. Além dessas, aparecem as indústrias de alimentos, bebidas, fertilizantes, remédios e naval, todas com destaque mundial.

Os portos alemães são de grande movimento, como o grande porto de Hamburgo.
A agricultura tem como principais produtos a uva, o trigo e a batata.
O extrativismo mineral tem sua base no ferro e em dois tipos diferentes de carvão: a hulha e o linhito.

Revisão de Geografia: A Alemanha – O muro mais famoso do mundo

Ironicamente, Berlim começou dividida, como dois pequenos assentamentos de comércio no século XIII, cada qual em uma das margens do rio Spree. Berlim e Kölln não estavam dispostas a se unirem, apesar de seus fundadores terem feito uma aliança política por volta de 1300.

A história de Berlim é de uma cidade manipulada e destruída por uma sucessão de homens poderosos. No século XV, foi a base eleitoral de Brandemburgo, no limite do sacro-império romano; no século XVIII, tornou-se Capital da Prússia: foi a sede do Império Germânico do rei Whilhelm; e, no século XIX, foi palco intimidador do terceiro Reich em 1933.
Como ponto de passagem para vários movimentos populacionais nos últimos 300 anos, Berlim sofreu invasões e abrigou muitos estrangeiros, como os huguenotes franceses, aristocratas russos e comerciantes judeus. Em 1920, Berlim era considerada o centro intelectual e cultural da Europa.

Depois da Segunda Guerra Mundial, com a derrota alemã, a Capital foi dividida e ocupada pelas quatro potências que representavam os vitoriosos: Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética. Esta última transformou o seu pedaço na Capital da República Democrática Alemã, dividindo o povo germânico dos seus irmãos do oeste, a República Federal Alemã.

Entre 1945 e 1961, Berlim foi o ponto central da Guerra Fria, que nasceu com a divisão da Europa. Três milhões de pessoas fugiram do leste, sendo pelo menos a metade através de Berlim Ocidental. O muro começou a ser erguido em 13 de agosto de 1961, com os berlinenses dos dois lados não dando importância às obras.
O obstáculo físico transformou-se no impedimento de mais fugas para o oeste, enquanto o governo oriental o chamava de “barreira protetora antifascista”.

Antes de cair, em novembro de 1989, o muro teve 166 quilômetros de extensão, circundando praticamente toda Berlim Ocidental, que transformou-se numa verdadeira ilha dentro da Alemanha socialista.

No momento, a palavra de ordem é pegar firme na revisão de matérias, visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a complementar o estudo e revisão das disciplinas na internet!

Depois de tanto estudo, a palavra de ordem é pegar leve! Depois de um ano de preparo, o momento é de relaxar e jogar fora a ansiedade! A seção da Hora do Recreio preparou algumas distrações, diversões e dicas sobre o que fazer nestes dias que antecedem as provas. Para ganhar uma energia extra, testes para relaxar e…

Revisão de Geografia: A Alemanha

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta