Menu fechado
A Revolução Cultural na China Revisão de História por Vestibular1

Revisão de História: A Cultura Chinesa e A Revolução Cultural

 

História: A Cultura Chinesa e A Revolução Cultural

Resumão – Revisão da Matéria de História – Revisando seus conhecimentos
História: A Cultura Chinesa e A Revolução Cultural

Revisão de História: A Cultura Chinesa e A Revolução Cultural

 

A Cultura Chinesa e A Revolução Cultural (1966-1976)

Diante do fracasso do Grande Salto à Frente, Mao Tsé-Tung buscou consolidar sua posição, dando início em 1966 à Revolução Cultural, um movimento que ocasionou a expulsão de seus opositores do PCC e do Estado. Mas a Revolução Cultural acabou por agravar a crise econômica provocada pelo Grande Salto à Frente.

Esse movimento foi um esforço de transformação ideológica contra o revisionismo soviético, uma implacável perseguição dos contrarrevolucionários e uma forma de isolamento econômico em relação ao exterior.

O PCC realizou seu IX Congresso em 1969, no qual o ministro da Defesa e chefe do Exército de Libertação Popular, Lin Piao, foi nomeado sucessor de Mao na presidência do partido. Mas Mao Tsé-Tung acabou entrando em conflito com Lin Piao, e este foi destituído do comando militar.

Em 1972, a China anunciou que Lin morrera num acidente aéreo, no ano anterior. O desastre ocorreu, segundo a versão oficial, quando Lin estava fugindo da China para a URSS após uma tentativa de assassinar Mao e de derrubar o governo.

A Cultura Chinesa e A Aproximação com os EUA

Aproveitando-se da cisão entre a China e a URSS, os EUA procuraram se aproximar da China. O primeiro passo neste sentido foi dado em 1971, quando os EUA reviram a sua posição de reconhecer apenas o governo de Taiwan, e declararam-se favoráveis à inclusão da República Popular da China como membro da ONU.

Neste mesmo ano, a ONU decidiu pela exclusão da China Nacionalista e pela admissão da República Popular da China, que se tornou membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. O segundo passo foi a visita do presidente dos EUA, Richard Nixon, à China em 1972.

O objetivo dos EUA, com esta aproximação, era aproveitar as fissuras no bloco soviético para enfraquecê-lo. Seguindo a sinalização dada pelos EUA, em 1974, o Brasil e a China estabeleceram relações diplomáticas.
Em 1975, as embaixadas da China no Brasil e do Brasil na China entraram em funcionamento efetivo, com a presença das primeiras delegações em ambos os países.

Estude na sequência:
A Cultura Chinesa e A Morte de Mao Tsé-Tung
A Cultura Chinesa e O Massacre da Praça da Paz Celestial
A Cultura Chinesa e Made in China
A Cultura Chinesa e As Relações com os EUA

Revisão de História: A Cultura Chinesa e A Revolução Cultural

Publicado em:História,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também