Menu fechado
A Cultura Chinesa Revisão de História em Vestibular1

Revisão de História: A Cultura Chinesa

 

História: A Cultura Chinesa

Resumão – Revisão da Matéria de História – Revisando seus conhecimentos
História: A Cultura Chinesa

Revisão de História: A Cultura Chinesa

 

A Cultura Chinesa

Algumas espécies humanas primitivas viveram na China antes do início da civilização chinesa. Aí viveu o homem de Pequim, há cerca de 375 mil anos. Muitos cientistas acreditam que o homem de Pequim tenha sido o ancestral de alguns povos asiáticos, inclusive do povo chinês.

Os historiadores consideram a China um dos quatro berços da civilização. Outras civilizações antigas desenvolveram-se no Oriente Médio, no Egito e no vale do Indo, no sul da Ásia, onde se localiza atualmente o Paquistão.

As primeiras civilizações chinesas surgiram há quatro mil anos aproximadamente. Os grandes desertos e montanhas da Ásia isolaram essas culturas e, provavelmente, dificultaram o contato com outras civilizações antigas.

 

A Cultura Chinesa – As Primeiras Dinastias

Os registros mais antigos da história chinesa são as escritas primitivas feitas em ossos. Essa escrita se utilizava de desenhos simples para representar palavras. Tornou-se a base da língua chinesa escrita.

Com a realização de escavações arqueológicas, os cientistas encontraram ossos e outros vestígios de uma cultura chinesa antiga no vale do Huang-Ho. Essa cultura foi chamada de dinastia Chang, pois esse era o nome da família dos governantes. A dinastia Chang surgiu aproximadamente em 1500 a.C. Os antigos escritores chineses falavam de outro reino, a dinastia Hsia, mas talvez não passe de uma lenda.

Quando a dinastia Chang atingiu seu apogeu, surgiu outra dinastia. Essa nova dinastia, de nome Tcheu, floresceu nos vales do Huang-Ho e do rio Wei, no oeste. Mais ou menos no ano 1027 a.C., a dinastia Chang já fora subjugada por guerreiros tcheus.

A dinastia Tcheu governou a China de 1027 a.C. até 250 a.C., aproximadamente. Confúcio (551-479 a.C.), o grande filósofo chinês, viveu nesse período. Durante a dinastia Tcheu, formaram-se diversos governos locais poderosos que lutaram entre si até enfraquecer o império. Finalmente, a dinastia Tcheu foi substituída pela Tsin.

A dinastia Tsin reinou apenas de 221 a.C. até 206 a.C., mas realizou grandes mudanças na China. Seu imperador, Che Huang-Ti (259-210 a.C.), foi o primeiro grande ditador chinês. Eliminou os vários Estados da China e substituiu os governos locais pelo primeiro governo central forte do país. Para afastar os invasores vindos do resto da Ásia, construiu a Grande Muralha da China, ligando os trechos menores já feitos pelos governantes anteriores. A dinastia Tsin acabou em 206 a.C., logo depois da morte do primeiro imperador.

Estude na sequência:
A Cultura Chinesa e O Início do Império Chinês
A Cultura Chinesa e A Invasão Mongol
A Cultura Chinesa e A Dinastia Manchu
A Cultura Chinesa e Rebeliões na China

Revisão de História: A Cultura Chinesa

 

Publicado em:História,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também