Menu fechado
Atividades industriais brasileiras Geografia Vestibular1

Revisão de Geografia: Atividades industriais brasileiras

 

Geografia: Atividades industriais brasileiras

Resumão – Revisão da Matéria de Geografia – Revisando seus conhecimentos
Geografia: Atividades industriais brasileiras

Revisão de Geografia: Atividades industriais brasileiras

 

Atividades industriais brasileiras

No Sudeste, a mais industrializada das regiões brasileiras, as maiores concentrações industriais estão no Estado de São Paulo, no qual a atividade se expandiu a partir do polo industrial do Grande São Paulo, sobre quatro grandes eixos rodoviários: Anchieta, Dutra, Anhanguera e Castelo Branco.

No Sudeste ainda se destacam os polos industriais do Rio de Janeiro, principalmente os localizados na Baixada Fluminense, no Grande Rio, no Vale do Paraíba, na Região Serrana (Petrópolis e Nova Friburgo), os polos industriais de Minas Gerais, como o do Grande Belo Horizonte, onde identificamos a presença de dois importantes distritos industriais, os de Betim e Contagem.

Dentre as inúmeras produções das áreas industriais paulistas, pode-se destacar, no eixo da Anchieta, a automobilística (no ABC) e a siderurgia (na Baixada Santista) e, no eixo da Castelo Branco, a produção têxtil (em Sorocaba).

Dentre as inúmeras produções industriais presentes nos polos industriais do Rio de Janeiro e Belo Horizonte pode-se destacar, como exemplo, respectivamente, a têxtil e a siderúrgica.
A região Sul do Brasil, a segunda mais industrializada do país, em que pesem as transformações que vêm ocorrendo na sua geografia industrial, apresenta sua atividade industrial ainda bastante vinculada ao setor agropecuário.

Isso quer dizer que no Sul as produções agroindustriais, como a frigorífica e a de óleos vegetais, apresentam, ainda hoje, elevada participação relativa no total do valor industrial produzido nessa região.
No Estado do Rio Grande do Sul, destaca-se como a mais importante de suas áreas industriais o Grande Porto Alegre e, no Estado do Paraná, o Grande Curitiba.

Dentre as produções desenvolvidas nesses domínios pode-se citar: no caso do Grande Porto Alegre, a indústria petroquímica (Canoas) e de calçados (São Leopoldo e Novo Hamburgo) e, no caso do Grande Curitiba, o refino de petróleo (Araucária) e a indústria de móveis.

No Estado de Santa Catarina, destacam-se como importantes áreas industriais o Vale do Itajaí, com forte presença do setor têxtil e a zona carbonífera do Estado, na qual sobressaem as produções de cunho carboquímico.

No Nordeste, a terceira região mais industrializada do país, com cerca de 9% da produção industrial brasileira, destacam-se as produções vinculadas ao processo de transformação industrial das matérias primas regionais.

Os mais importantes centros industriais do Nordeste situam-se nas suas três grandes áreas metropolitanas — Recife, Salvador e Fortaleza — com destaque para as produções têxteis e alimentícias, seguidas pela metalúrgica, química e de eletrodomésticos.

Quer saber como anda sua inteligência? Quer saber como anda seu raciocínio? Nos temos uma seção especial de testes onde você tem a oportunidade de saber como anda a sua lógica ou o quanto de inteligente você é e ainda não sabe. Acesse: Teste de QI, ou Testes de Raciocínio. Você vai se surpreender!

Revisão de Geografia: Atividades industriais brasileiras

Publicado em:Geografia,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também