Menu fechado
Características dos seres vivos Biologia em Vestibular1

Revisão de Biologia: Características dos seres vivos

Biologia: Características dos seres vivos

Resumão – Revisão da Matéria de Biologia – Revisando seus conhecimentos
Biologia: Características dos seres vivos

Revisão de Biologia: Características dos seres vivos

 

Características dos seres vivos

Seres vivos são compostos por:
• Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
• Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas.

Composição química aproximada da matéria viva:
– 75 a 85% de água
– 1% de sais minerais
– 1% de carboidratos
– 2 a 3% de lipídios
– 10 a 15% de proteínas
– 1% de ácidos nucleicos

Reprodução – É a capacidade que têm os seres vivos de originar novos indivíduos semelhantes a eles. Pode ser: sexuada (gâmica) ou assexuada (agâmica).

Evolução – É a transformação gradual de grupos de organismos ao longo do tempo, dando origem a novas espécies.

Metabolismo – É o conjunto de processos químicos responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia pelos organismos. Apresenta duas etapas: anabolismo (processos de síntese) e catabolismo (processos de degradação ou análise).

Organização celular – Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células.

De acordo com o tipo de célula os seres vivos podem ser:

• Procariontes – Possuem células procariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e nucleóide. Ex.: bactérias, algas azuis ou cianofíceas.

• Eucariontes – Possuem células eucariotas, isto é, com membrana celular, citoplasma e núcleo. Ex.: fungos, plantas e animais.

• Diferenciação celular – Ocorre nos seres multicelulares. As células sofrem modificações dando origem a grupos de células com formas variadas, cada qual adaptada ao exercício de uma determinada função.

 

Classificação dos seres vivos

São cinco reinos:
• Moneras. Seres unicelulares (formados por uma única célula) procariontes (células sem núcleo organizado). O material hereditário é constituído por ácido nucleico no citoplasma. São as bactérias e as cianófitas (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos.
• Protistas. Seres unicelulares eucariontes (que possuem núcleo individualizado). Seu material genético está organizado nos cromossomos, dentro do núcleo. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), que até a metade do século XX eram considerados animais primitivos.
• Fungos. Seres eucariontes uni e pluricelulares como as leveduras, o mofo e os cogumelos. Já foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos e que não se encontra entre as plantas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila.
• Plantas. São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese). Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados
• Animais. São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento). Englobam desde as esponjas marinhas até o homem, cujo nome científico é Homo sapiens.

Veja também: Seres Vivos

Revisão de Biologia: Características dos seres vivos

Publicado em:Biologia,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também