Menu fechado
Chuva ácida Revisão de Química Enem

Revisão de Química: Chuva ácida

 

Química: Chuva ácida

Resumão – Revisão da Matéria de Química – Revisando seus conhecimentos
Química: Chuva ácida

Revisão de Química: Chuva ácida

 

Chuva ácida

A chuva ácida é um tema constante nos exames vestibulares. Saiba mais sobre esse problema do mundo moderno.

O que é chuva ácida?

A chuva ácida é um tipo de poluição resultante do acúmulo de dióxido de enxofre (SO2) na atmosfera. O gás SO2 é um subproduto da utilização de combustíveis fósseis como a gasolina e o óleo diesel, que apresentam teores de enxofre. Quando estes combustíveis são queimados nos veículos, o enxofre presente é oxidado a SO2: S(g) + O2(g) → SO2(g)

Atividades industriais, como a siderurgia, contribuem significativamente com a formação de SO2, devido à presença de sulfeto de ferro (FeS) no minério de ferro (Fe2O3). O sulfeto de ferro forma SO2 durante o processo de obtenção do Fe.

Na atmosfera, o SO2 eliminado pelas fontes poluentes sofre a série de reações a seguir, originando o ácido sulfúrico, H2SO4:
Etapa I: oxidação de SO2 a SO3:
SO2(g) + 1/2 O2(g) → SO3(g)
Etapa II: hidratação do SO3 e formação do H2SO4:
SO3(g) + H2O(g) → H2SO4(aq)

Curiosamente, essas são as mesmas etapas usadas para a produção industrial de ácido sulfúrico, reagente imprescindível para muitos processos. Porém, no caso da chuva ácida, o ácido sulfúrico, além de não poder ser aproveitado, representa um problema ambiental sério.

Isso ocorre porque o H2SO4 é um ácido forte, causando problemas como a irritação das vias respiratórias, e levando a danos visíveis em edifícios nas cidades, sobretudo aqueles que apresentam fachada de mármore. O mármore é um mineral formado basicamente por carbonato de cálcio (CaCO3), que é atacado pelo H2SO4 presente na chuva ácida:
CaCO3(s) + H2SO4(aq) → CaSO4(s) + H2O(l) + CO2(g)

Nos campos, a chuva ácida torna os solos menos produtivos, provocando a sua acidificação.
A chuva ácida termina sua trajetória nos rios e lagos, onde aumenta a acidez da água.

Quais as formas de combater a chuva ácida?
A utilização de catalisadores no escapamento de automóveis é uma delas. O catalisador promove a redução de SO2 para ácido sulfídrico (H2S), que é menos poluente.
O H2S é um ácido fraco, cujo odor característico de ovo podre pode ser facilmente identificado, às vezes, na fumaça dos carros.
Porém, medidas como o incentivo ao transporte coletivo, ao uso racional do automóvel e ao uso de combustíveis livres de enxofre também contribuem muito para resolver o problema.
Nas indústrias, sistemas de tratamento dos gases expelidos também têm sido empregados para diminuir a emissão de SO2.
Nos campos, o excesso de acidez no solo é combatido com um processo denominado correção do solo, que consiste na adição de calcário (CaCO3) ou óxido de cálcio, a cal (CaO). O calcário neutraliza o H2SO4 da chuva ácida por meio da mesma reação de corrosão das estátuas, e a cal, pela reação seguinte:
CaO(s) + H2SO4(aq) → CaSO4(s) + H2O

Revisão de Química: Chuva ácida

Publicado em:Matérias,Química,Revisão Online

Você pode gostar também