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Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Geografia Vestibular1

Revisão de Geografia: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

 

Geografia: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Resumão – Revisão da Matéria de Geografia – Revisando seus conhecimentos
Geografia: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Revisão de Geografia: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

 

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Subdesenvolvimento

O subdesenvolvimento é produzido como consequência da evolução capitalista. Os países em desenvolvimento estão, em maioria, na África, Ásia, América Latina e vários países ex-socialistas.
Origens históricas: quase todos foram colônias de exploração no passado.

As riquezas retiradas das colônias permitiram maior acúmulo de capital na Europa. Com a Revolução Industrial, as potências se expandiram à custa dos menos desenvolvidos; mais tarde, com o Imperialismo, aumentou a exploração e, após a Segunda Guerra Mundial, passou a haver o Imperialismo econômico, dominando financeiramente.

A expressão Terceiro Mundo surgiu a partir da Conferência de Bandung, na Indonésia, em 1955, quando 29 países africanos e asiáticos independentes expressaram o objetivo de não estar sob a influência dos EUA nem da URSS. O Capitalismo era o Primeiro Mundo, o Socialismo o Segundo Mundo. A partir de então, países independentes politicamente são dominados comercial, financeira e tecnologicamente – Neocolonialismo/Neoimperialismo.

Os países “subdesenvolvidos” podem ser agrários, ou industrializados. O fato de ter indústria não significa, necessariamente, que o país seja desenvolvido. A produção pode ser de baixa tecnologia, ou, mesmo que bem desenvolvida, o país pode ter, ainda, muitas desigualdades sociais internas.
Os países subdesenvolvidos industrializados desenvolveram sua indústria após a Segunda Guerra Mundial.

Uma parte foi a partir das décadas de 50 e 60, e desenvolveram-se à custa de endividamento econômico externo. Possuem riqueza e modernidade, mas violentas desigualdades sociais. Ex.: Brasil, México, Argentina. Outra parte desenvolveu-se a partir da década de 80, passando a produzir produtos baratos e de baixo nível tecnológico. São os chamados tigres asiáticos – Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura – e os novos tigres: Malásia, Indonésia, Filipinas, Tailândia.

 

Problemas

Dependência econômica e tecnológica – vendem matéria-prima e a recompram industrializada, o que causa endividamento externo, que, por sua vez, obriga esses países a facilitar a influência externa, tendo, assim, a economia controlada por potências internacionais.
• Famílias numerosas
• Indicadores sociais ruins
• Desigualdades sociais gritantes
• Má distribuição de riqueza
• Agropecuária de baixo nível técnico

Em alguns países, a população é rural e se concentra em atividades agrárias. A urbanização, consequentemente, é baixa. Em outros, uma grande parte da população se concentra no setor terciário, a urbanização é desordenada e as cidades são mal estruturadas.

A fome é um dos grandes problemas do mundo subdesenvolvido. Há duas formas de medir a fome: a fome aguda, uma medida quantitativa (em calorias) e a fome crônica, uma medida qualitativa (em proteínas). A primeira pode levar à morte por inanição, e é causada por graves problemas estruturais de baixa renda ou seca, pragas na plantação, etc. A segunda, mais comum, é menos evidente, e diminui a capacidade das pessoas ao longo do tempo.

A educação ruim, nos países subdesenvolvidos, é agravada pela grande quantidade de crianças e jovens sem condições de frequentar uma escola. O governo tenta atender o maior número de estudantes, em detrimento da qualidade. No Brasil, em muitos colégios públicos simplesmente não há repetência; o aluno, aprendendo ou não, passa de ano, apenas para contar nos índices de aumento nos anos de estudo.
Países Desenvolvidos e Países Subdesenvolvidos

 

Características dos países desenvolvidos

• Dominação econômica;
• Apresentam estrutura industrial completa, produzem todos os tipos de bens;
• Agropecuária moderna e intensiva, emprego de máquinas e mão de obra especializada;
• Desenvolvimento científico e tecnológico elevado;
• Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação;
• População urbana é maior que a população rural, são urbanizados. Exemplo: Inglaterra, EUA, Alemanha, etc.
• População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário. Exemplo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha;
• Pequeno número de analfabetos;
• Elevado nível de vida da população;
• Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;
• Reduzido crescimento populacional;
• Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil;
• Elevada expectativa de vida.

As sociedades desses países são altamente consumistas isto é percebido, sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com tecnologia avançada, que são lançados no mercado a cada ano.

Se todas as nações do mundo passassem a consumir supérfluos com a mesma intensidade das nações desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, não haveria matéria-prima suficiente para abastecer a todos os mercados.

A luta por melhores condições de vida da população é visível, principalmente no que diz respeito a uma melhor distribuição de renda, não existindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. Para que isso fosse possível foi necessária a participação direta da sociedade, exigindo dos seus governantes uma postura voltada para os interesses da população.

Os governos passaram a cobrar mais impostos das classes sociais mais favorecidas em prol da sociedade. Os impostos cobrados são direcionados à construção de escolas, habitações, estradas, hospitais, programas de saúde, aposentadorias mais justas, etc., isto foi possível graças ao engajamento consciente de todos os cidadãos na formação do Estado Democrático.

A democracia existe de fato nas nações desenvolvidas, e consiste num Estado de direito que resulta de reivindicações permanentes por parte dos cidadãos. A democracia é um processo contínuo de invenção e reivindicações de novos direitos.

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