Menu fechado
Dicas de assuntos de História Revisão de História por Vestibular1

Revisão de História: Dicas de assuntos de História

 

História: Dicas de assuntos de História

Resumão – Revisão da Matéria de História – Revisando seus conhecimentos
História: Dicas de assuntos de História

 

Dicas de assuntos de História

 

O Nascimento do Mundo Moderno
No princípio do século XV (1401), a Europa atravessava uma fase de profundas modificações econômicas, sociais e políticas. A partir do século XIV, os reis aliaram-se à burguesia no combate à nobreza: o poder dos nobres diminuiu e o dos reis aumentou.

A Formação do Reino de Portugal
No século V, a Península Ibérica fazia parte do Império Romano do Ocidente. Teresa, filha bastarda do rei.

A Expansão Ultramarina
No século XV, ocorreu a fase dos descobrimentos, quando Portugal e Espanha lançaram-se ao mar nas grandes navegações, utilizando-se do relativo desenvolvimento tecnológico da época, como, por exemplo, da bússola, do astrolábio, da caravela. Portugal foi pioneiro nas navegações, em virtude principalmente da sua formação política e social, caracterizada pela ligação da realeza com o grupo mercantil interessado no desenvolvimento do comércio marítimo.

Divisão do Novo Mundo
Logo após o descobrimento da América, Portugal e Espanha entraram em choque na disputa pelas novas regiões. A conquista e manutenção do império ultramarino absorviam parte considerável dos lucros comerciais.

Primórdios das Civilizações
Se, de um lado, a vida rudimentar em cavernas produziu a semente da sedentarização humana, ao mesmo tempo do uso do fogo, da invenção do arco, da flecha, do arremessador de lanças, de outro possibilitou os primeiros ensaios artísticos humanos: a pictografia, as pinturas nas paredes das cavernas, retratando cenas do cotidiano paleolítico.

A intensa religiosidade egípcia acabou favorecendo a preservação do poder do faraó e da ordem estabelecida.

Entretanto, a partir do ano 1800 a.C., começaram as invasões estrangeiras dos hebreus e, principalmente, dos hicsos. No interior do monumento há uma imagem em pedra do soberano, atingindo 10 metros de altura. Nabucodonosor foi o responsável, também, pela construção dos “Jardins Suspensos da Babilônia”, considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. Os principais eram: Marduk, o deus da Babilônia e do comércio; Samash, o sol; Anu, o céu; Enlil, deus do ar; Ea, da água; Ishtar, deusa do amor e da guerra; e Tamus, deus da vegetação.

Como acreditavam na influência dos astros sobre o dia-a-dia das pessoas, criaram a astrologia, o uso dos horóscopos, elaborando os 12 signos do zodíaco. 2.3. Os Hebreus

A história hebraica se desenvolveu na região da Palestina, localizada na parte mais oriental da Bacia Mediterrânea.

A era dos patriarcas
Esse foi o período do estabelecimento dos hebreus na Palestina.

A Religião Persa
Os persas possuíam uma religião dualista, ou seja, com duas divindades controladoras do mundo: Ormuz-Mazda, o deus do bem, da luz, do espiritual, e Arimã, o deus do mal, das trevas.

Para passar no vestibular estude muito e faça exercícios.

Revisão de História: Dicas de assuntos de História

Publicado em:História,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também