Primeira Lei de Newton - Vestibular1

Primeira Lei de Newton

Revisão de Física Primeira Lei de Newton

 

Física Primeira Lei de Newton

Resumão – Revisão da Matéria de Física – Revisando seus conhecimentos
Física Primeira Lei de Newton

Física Primeira Lei de Newton: Princípio da inércia ou primeira lei de Newton:
Um ponto material livre da ação de forças ou está em repouso ou realiza movimento retilíneo e uniforme.
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, livre da ação de, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilíneo e uniforme.
Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a um sistema de forças cuja resultante é nula, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilíneo e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.

A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, quando livre da ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada inércia.

Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme. Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia. Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso.
Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a manter constante sua velocidade.

Referencial inercial é aquele para o qual vale o princípio da inércia.

Quando os movimentos tiverem grande duração e se exigir precisão, adotar-se-á como referencial inercial o “referencial estelar” , que se utiliza de estrelas cujas posições têm sido consideradas invariáveis
durante anos de observação.
Quando um carro se movimenta numa estrada reta com velocidade constante, ao entrar numa curva, ele tende, por sua inércia, a manter a velocidade constante e portanto sair pela tangente à curva. Para efetuar a curva, os pneus são dispostos de forma a receber do solo uma força capaz de variar a direção da velocidade, como podemos ver na figura abaixo.

Quer melhorar seus conhecimentos? Quer aprender um pouco mais sobre alguma matéria, resumos de disciplinas, revisão de matérias, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, questões, simulados para treinar para as provas de Vestibular e Enem, visite o canal de Apostilas em formato DOC para download grátis.

Pra aprender qualquer coisa é preciso praticar. Pelos simulados do Vestibular1 você vai treinar melhor e resolver vários exercícios e questões. Com isso saber qual nível de exercícios tem dificuldades e que deva revisar mais. Aprenda a resolver como se fossem fáceis ou poucos desafiadores treinando sempre e cada vez mais! Como? Treine:  Exercícios por matérias, Exercícios Resolvidos, Simulados ExpressSimulados OnLineSimulados por Matérias

Física Primeira Lei de Newton

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta