Físicos Thomson, Chadwick e Rutherford - Vestibular1

Físicos Thomson, Chadwick e Rutherford

Revisão de Física: Físicos Thomson, Chadwick e Rutherford

Física: Físicos Thomson, Chadwick e Rutherford

Resumão – Revisão da Matéria de Física – Revisando seus conhecimentos
Física: Físicos Thomson, Chadwick e Rutherford

 

Revisão de Física: Físicos Thomson, Chadwick e Rutherford

Física: Físicos Thomson, Chadwick e Rutherford

 

Thomson – Físico inglês
Sir Joseph John Thomson (1856 – 1940)

Assumiu a cadeira de Física experimental, logo após sua formatura no Trinity College de Cambridge, no período 1884 – 1919, coincidindo este ultimo ano com a sua aposentadoria. Foi diretor do Laboratório Cavendish de Cambridge e dedicou-se ao estudo das propriedades elétricas da matéria; descobriu o elétron livre.

Provou, através desta descoberta, a teoria da estrutura atômica da eletricidade, contribuindo para a moderna teoria eletrônica. Valeram-lhe os trabalhos e teorias, em 1906, o prêmio Nobel de Física. Foi o inventor do espectrógrafo de massa.

Entre outras obras, muitas reeditadas, merecem destaque: Teoria Corpuscular da Matéria; Elementos da Teoria Matemática de Eletricidade e Magnetismo; Raios de Eletricidade Positiva e suas Aplicações na Análise Química; Condução de Eletricidade pelos Gases.

 

Chadwick – Físico Inglês
Sir James Chadwick (1891 – 1974)

Chadwick, o descobridor do nêutron, iniciou suas pesquisas em radioatividade na Universidade de Manchester, sobre a supervisão de Ernest Rutherford. Em 1913, ganhou uma bolsa para ir à Alemanha trabalhar com Hans Geiger, o inventor do contador Geiger.

Em vez disso, viu-se aprisionado no país durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1919, voltou a trabalhar com Rutherford. O trabalho dos dois direcionou-se principalmente para o bombardeamento de diferentes elementos com partículas alfa (núcleos de hélio). Ao medir a dispersão das partículas, foram capazes de determinar a carga positiva dos núcleos dos átomos atingidos.

Houve dificuldade, no entanto de conciliar os resultados de suas pesquisas com o conhecimento, até então, da existência de apenas duas partículas subatômicas, o elétron e o próton. A ideia de uma partícula neutra, bastante pesada, que ainda não havia sido descoberta, foi necessária para poder se compreender o que acontecia na experiência.

Apenas em 1932, ao rever os resultados de um experimento feito por Joliot e Curie (o genro e a filha de Marie Curie), Chadwick demonstrou que eles apenas se explicariam com a existência de uma partícula neutra, o nêutron. Esta descoberta se tornou extremamente útil para a ativação das reações nucleares, na bomba atômica e em reatores nucleares. Chadwick recebeu o prêmio Nobel de física em 1935.

 

Rutherford – Físico neozelandês naturalizado inglês
Lorde Ernest Rutherford (1871 – 1937)

Lorde Rutherford, em 1908 demonstrou que a matéria sólida não era realmente sólida e que os átomos não pareciam com bolas de bilhar, como até então se acreditava. Ele lançou um feixe de partículas alfa (núcleos de hélio) numa lâmina de ouro. Surpreendentemente, a maioria das partículas atravessou a lâmina em linha reta mostrando que o átomo em sua maior parte, é um espaço vazio.

Algumas partículas se desviaram, e algumas até quicaram de volta. Aparentemente, em alguma parte do átomo havia uma região com pelo menos uma partícula carregada positivamente, que as repelia. Mas, um núcleo é rodeado por elétrons, que possuem carga negativa.

Se as partículas positivas e negativas se atraem por que os elétrons não eram atraídos pelo núcleo? Em 1917, Rutherford lançou feixes de partículas alfa através do nitrogênio e descobriu que os núcleos de nitrogênio eram transmutados em núcleos de oxigênio: Ele acabara de conseguir a transformação de um elemento em outro. Rutherford tinha consciência da imensa quantidade de energia armazenada no núcleo e a experiência demonstrou que essa energia poderia ser liberada.

Revisão de Física: Físicos Thomson, Chadwick e Rutherford

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta