Menu fechado
História Geral Astecas Revisão em Vestibular1

Revisão de História: História Geral Astecas

 

História: História Geral Astecas

Resumão – Revisão da Matéria de História – Revisando seus conhecimentos
História: História Geral Astecas

 

Revisão de História: História Geral Astecas

 

História Geral Astecas

São os antigos indígenas habitantes do México. Dominavam o país quando os espanhóis ali aportaram. Os astecas viviam sobre os restos de uma cultura muito mais antiga, os Toltecas. As pirâmides de Teotihuacan, de Cholula, são consideradas muito mais importantes do que as egípcias; contudo, os Toltecas de diziam descendentes de uma civilização muito mais perfeita: a dos Maias.

O povo asteca era compreendido de lavradores e artesãos; cada clã se dedicava a atividades específicas. Os escravos e os criados ocupavam o último degrau da escada social. Os jovens, além dos ofícios e da guerra, tinham acesso ao comércio. Os comerciantes constituíam classe à parte. Havia dois tipos de escolas: uma para a nobreza (carreira sacerdotal) e outra para o povo, abrangendo os lavradores e artesãos.

Os astecas conheciam a agricultura e cultivavam, além do milho, grande variedade de feijões, tomates, cacau, pimenta, melão e algodão. O tabaco era somente para fins religiosos. Quanto à arte, era essencialmente de caráter religioso, sobretudo as pinturas e esculturas notáveis.

A religião dos astecas admitia divindades para casa mês, dia e noite. O calendário litúrgico regia a vida cerimonial e o calendário solar regia as atividades rurais. Uma das mais importantes relíquias mexicanas é a grande pedra do calendário; ali, os astecas descreviam com sinais a sua concepção do mundo, suas quatro idades que procederam a nossa era e que por efeito de cataclismos desapareceram.

Montezuma II, imperador asteca, foi escolhido, em 1503, por morte de seu tio, antigo imperador. Sob seu domínio, o reino asteca se estendeu desde as costas do Atlântico até o Pacífico. A sede do seu governo era Tenochtitlan, capital da confederação asteca, que após a conquista dos espanhóis se tornou a cidade do México. Montezuma era extremamente religioso e estava sempre cercado de sacerdotes.
A predição de que seu reino terminaria com a chegada do grande deus branco e barbudo muito o preocupava. Com a chegada de Cortez, tentou dissuadi-lo de conquistar seu reino, sem resultado. Foi preso como refém e mais tarde morreu, com seu reino sob o domínio dos espanhóis.

Os astecas eram um povo guerreiro, ma muito religioso, embora sua religião consistisse inclusive em sacrifícios humanos. Apesar disso, alcançaram um alto nível de civilização.

Conclusão – Astecas
Povo que viveu depois dos Maias e habitavam o México.
Diferentes dos Maias, era um povo indígena que já conhecia certas coisas como a religião, impérios, escolas sacerdotais e de artesanato.

Conheciam muito bem alguns cultivos como o algodão, o milho, a pimenta e etc.
As esculturas mais importantes vem dos Astecas como eu mostro em dois exemplos colocados em texto.
Tinham como Imperador Montezuma II, homem religioso que vivia rodeado por sacerdotes.
Os astecas foram considerados como um povo muito guerreiro.

Veja também:
História Geral Maias
História Geral Incas

Revisão de História: História Geral Astecas

Publicado em:História,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também