Menu fechado
História Geral Incas por Vestibular1

Revisão de História: História Geral Incas

 

História: História Geral Incas

Resumão – Revisão da Matéria de História – Revisando seus conhecimentos
História: História Geral Incas

Revisão de História: História Geral Incas

 

História Geral Incas

Antiga e poderosa civilização da América do Sul, constituída principalmente pelas tribos Quíchua, Aimará e Junca que formavam um enorme império, tendo Cuzco com sua capital.
Acredita-se que os Incas eram um dos muitos grupos de fala quíchua do altiplano peruano, dirigidos por uma série de soberanos fortes, entre eles Pachacuti Inca Yupanqui. Politicamente, o império organizou-se como unificação de antigos povos autônomos, tendo sobre si um Estado centralizado.

A denominação “Império dos Incas” foi criada pelos espanhóis, em homenagem à família que dominava aquelas tribos. A sociedade inca era fechada, a classe dirigente e privilegiada era formada pelo clero e os chefes militares. O povo comum, chamado “hatum runa”, ligava-se ao “ayllu” e formava a mola mestra do Estado.

No aspecto econômico, os incas aprimoraram as técnicas herdadas de seus antecessores, principalmente os sistemas de irrigação. Os incas tinham um complexo sistema de administração. O tributo pago pelo homem comum, em trabalho, para o Estado (o “mita”), foi, do mesmo modo, utilizado pelos espanhóis no período da colonização.

A arquitetura inca era a mais importante na América do Sul pré-colombiana. Seus palácios eram dotados de termas, fontes e terraços. Notáveis construtores de estradas introduziram no país um excelente sistema viário (note-se, porém que esse povo, como todas as culturas pré-colombianas, não conheciam a roda, utilizando-se de animais de carga – os lhamas – para seu transporte).

A decoração externa dos palácios era feita com muita sobriedade, pois os incas davam preferência às pedras lisas. Nos muros, usavam pedras de formatos diversos, sem que para isso fosse necessário lançar mão de outro material para dar ligamento das pedras entre si. Isto causa admiração nos cientistas até hoje, devido à precisão com que cortavam as pedras, encaixando-as perfeitamente entre si apesar de seu formato e tamanho diversos.

Alcançaram notáveis progressos em trabalhos de metais e se tornaram grandes oleiros (isto é, fabricantes de vasos).
O império inca chegou a se estender por todo o território do atual Peru da Bolívia e do Equador; foi somente no século XV que o povo inca alcançou a sua hegemonia.

A Cerâmica sul-americana é de grande beleza, principalmente a “mochica”, que compreende os famosos vasos-retratos com rostos humanos carregados de realismo. A pintura, os panos bordados e os tecidos antigos alcançaram notoriedade.

Atahualpa foi o 14° governante inca do Peru. Com a morte de seu pai, coube-lhe o reino de Quito e o resto do império ficou para seu irmão Huáscar. Grandes divergências surgiram entre os dois. Em 1532, Atahualpa conseguiu uma grande vitória sobre Huáscar, que foi encarcerado, tornando-se Atahualpa senhor do Peru e de Cuzco.

Com a chegada dos espanhóis comandados por Francisco Pizarro e Diego de Almagro, o império incaico ficou muito dividido politicamente, favorecendo os invasores. Em novembro de 1532, Pizarro solicitou uma entrevista com Atahualpa. Este compareceu à praça principal de Cajamarca acompanhado de três mil pessoas desarmadas.
Ao recusarem adotar a religião católica e a reconhecer a soberania de Carlos V, os nativos foram atacados e o inca preso. Atahualpa foi condenado à morte e os espanhóis conseguiram, desse modo, firmar o seu domínio no Peru. O Império dos Incas não chegou a desenvolver todas as suas potencialidades, cortadas pela conquista.

Conclusão – Incas
Uma civilização cuja sua capital era Cuzco. Organizado com uma forte unificação de povos antigos num Estado centralizado.
Povo também ligado à arquitetura, não conheciam a roda e por isso utilizavam animais de carga como transportes como os lhamas.

Fabricantes de vasos, os Incas tiveram alguns progressos supernotáveis com seus trabalhos não só de metais mais com outro tipo de arquitetura. Retratavam a realidade do seu povo nas pinturas de seus vasos, que eram apreciadas por muitos.

O governante dos Incas foi Atahualpa, que foi condenado à morte e com isso os espanhóis conseguiram a liderança no Peru, por isso os Incas não puderam de desenvolver.

Veja também:
História Geral Maias
História Geral Astecas

Revisão de História: História Geral Incas

Publicado em:História,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também