Identificação de organismos - Vestibular1

Identificação de organismos

Revisão de Biologia: Identificação de organismos

Biologia: Identificação de organismos

Resumão – Revisão da Matéria de Biologia – Revisando seus conhecimentos
Biologia: Identificação de organismos

 

Revisão de Biologia: Identificação de organismos

Identificação de organismos

• Níveis de organização: saiba quais são os níveis de organização acima e abaixo de organismo e como identificar cada nível.

• Células procariotas e eucariotas: conheça suas características, saiba diferenciá-las e em que organismos podem ser encontradas cada uma delas. Células procariotas não possuem um núcleo individualizado, não há carioteca nem nucléolo.

O material genético (cromatina) fica disperso no hialoplasma. No citoplasma há ribossomos (organelas não membranosas), mas não há organelas membranosas como mitocôndrias, cloroplastos, lisossomos e outras.

Células eucariotas apresentam um núcleo organizado. Quando em intérfase (período de vida da célula em que ela não está em divisão), o núcleo da célula eucariota é constituído por carioteca (envoltório nuclear que individualiza o núcleo), nucleoplasma ou cariolinfa, nucléolo (s) e cromatina.

No citoplasma, além de ribossomos pode haver, dependendo da célula, diversas outras estruturas como mitocôndrias, centríolos, retículo endoplasmático liso, ergastoplasma, complexo de Golgi, vacúolos, cloroplastos, etc. Lembrar também que bactérias e cianobactérias (antigamente, algas azuis ou cianofíceas) são procariontes.

As outras algas (euglenofíceas, pirrofíceas, crisofíceas, clorofíceas, rodofíceas e feofíceas), protozoários, animais e vegetais como briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas são eucariontes.

• Células eucariotas animais e vegetais: conheça suas características, as organelas presentes respectivamente em cada uma delas; saiba como diferenciá-las. Lembre-se de que apenas em células vegetais são encontradas membrana esquelética celulósica, vacúolo volumoso com função de armazenamento e regulação osmótica e cloroplastos.

Centríolos podem estar presentes em células animais e em células de vegetais inferiores, mas não são encontrados em células de vegetais superiores.

Conheça as respectivas funções de: parede celular, membrana plasmática, hialoplasma e citoesqueleto, ribossomos, lisossomos, centríolos, complexo de Golgi, ergastoplasma, retículo endoplasmático liso, vacúolos, plastos (cloroplastos, principalmente), mitocôndrias, peroxissomos, glioxissomos, carioteca, nucléolo, nucleoplasma e cromatina.

• Núcleo interfásico de células eucariotas e seus componentes: saiba relacionar os componentes do núcleo, a constituição química e as respectivas funções da carioteca, cariolinfa, nucléolo e cromatina.

Revisão de Biologia: Identificação de organismos

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta