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Revisão de Atualidades: Etimologia da palavra

 

Atualidades: Etimologia da palavra

Resumão – Revisão da Matéria de Atualidades – Revisando seus conhecimentos
Atualidades: Etimologia da palavra

Revisão de Atualidades: Etimologia da palavra

 

Etimologia da palavra

 

Hoje, mais do que nunca, ser educador é compreender o mundo. Compreender o mundo é ser educador. Vivemos um momento grave da história da humanidade, ramificado por conflitos generalizados, entre a estética, uma simbologia da complexa virtualidade, que provoca a insurreição do pensamento, isto é, ataca toda produção memorialística e ocupacional da mente humana. O atual momento está por exigir também dos educadores uma reflexão e uma discussão profunda.

Até quando o homem pode esperar para esclarecer os problemas humanos? Como interpretar, conhecer e ensinar sobre o mundo? Como discernir os mecanismos e contradições da razão física, da razão humana, da razão dialética?

Como fazer em face de tudo isto quando o pensamento é talvez, de todas as coisas do mundo, aquela que hoje está menos na moda? A modernidade nos fez o favor de cortar esse vínculo, mostrando que essa fantasmagoria que nos liga ao mundo através de nosso discurso é apenas uma estratégia da linguagem para nos anestesiar.

Será que nós professores assumimos o papel de repetidores da engrenagem do ensino, transformando a educação em algo superior; ou a estrutura familiar assumiu de vez, uma atitude prática e concisa em relação à educação familiar, ministrando este processo somente para a instituição educacional, aplaudindo assim; seus acertos e apontando e repudiando seus erros.

Quando cursei o ensino médio, percebia claramente que o poder embutido na fala do professor, no seu discurso aberto a turma, não causava náusea, mas nos apontava uma direção e nos preparava para o cotidiano sem mascarismos e tendências protetoras e proteladoras de nossos pais, que muitos deles naquele momento sabiam o que acontecia conosco em nossa vida escolar.

Grande maioria de meus mestres na escola me fazia perceber que a grande vivência educacional estava no dia a dia, na ida e volta de nossas casas para escola, fazendo-nos perceber e compreender o que era positivo e o que era negativo, não éramos corrigidos, mas vivenciávamos nossos erros para que no nosso próprio presente escolhêssemos o direcionamento ideal sem fragilizar nossa maneira de pensar e sentir o mundo.

O professor, aquele que ensina, não tem outra atividade além de procurar, pesquisar e falar, de rever permanentemente sua pesquisa; não de julgar, de escolher, de promover, de escravizar um saber dirigido. Porém á família necessita saber que a escola não é supermercado; e que o professor não é produto, seus filhos consumidores daquilo que querem, e da maneira que querem.

Sem culpabilidade e defesa, mas a família precisa entender que o mundo mudou e que á escola não é reality show, mas sim uma instituição séria, serena, verdadeira que vai propor um direcionamento real para seus filhos.

Precisamos ensinar sem o discurso da arrogância, com o acompanhamento e ajuda familiar, para romper com essa letargia, ainda que temporária, dos estudantes. A linguagem é uma legislação, a língua é um código. É o conhecimento vivo que conduz ao descobrimento do universo, da vida, do homem.
Veja, o conhecimento cientifico trouxe progresso ao nosso saber; e ao mesmo tempo inquietação e nos colocou tão graves problemas. Para conhecer o mundo e fazer dele um processo de ensino, de transdisciplinaridade?

O saber cada vez mais está destinado a ser acumulado em banco de dados e depois computado e manipulado pelo Grande Chefe, o Estado. Mas o conhecimento, a ciência e o ensino estão no coração da sociedade. Precisamos é ter coragem para viver e entender o mundo, de uma forma prática e coletiva, sem especular e afogar o conhecimento.

 

Revisão de Atualidades: Etimologia da palavra
Péricles Gomes da Silva

Publicado em:Atualidades

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