Menu fechado
Biologia Celular Níveis de Organização Celular Vestibular1

Revisão de Biologia: Biologia Celular Níveis de Organização Celular

 

Biologia: Biologia Celular Níveis de Organização Celular

Resumão – Revisão da Matéria de Biologia – Revisando seus conhecimentos
Biologia: Biologia Celular Níveis de Organização Celular

 

Biologia Celular Níveis de Organização Celular

O surgimento da célula, como se a conhece, resulta de um processo de transformação que durou milhões de anos.

No início desse processo, estão os primeiros seres vivos, que passaram a desenvolver mecanismos, cada vez mais eficientes de captação, armazenamento e liberação de energia, para realizar suas atividades. Ainda há seres vivos formados por apenas uma célula e também alguns que não são formados por células, chamados vírus.

Vírus

Não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação.

Não possuem enzimas e, portanto, nem metabolismo próprio, necessário à formação de novos vírus. Então, são parasitas intracelulares obrigatórios, formados apenas por um dos ácidos nucleicos (DNA e RNA), envolvido por um revestimento proteico.

Os vírus que atacam os animais não atacam as células vegetais e vice-versa. Os vírus das bactérias são chamados bacteriófagos ou, simplesmente, fagos.

Vírus (do latim — veneno): identificados em 1892 por Ivanovitch (botânico russo) quando pesquisava folhas de fumo. Os vírus quando fora de organismos, possuem a forma de cristais (matéria, bruta). Voltam à atividade normal quando introduzidos em organismos.

Protocarontes (Reino Monera)

(Sem envoltório – carioteca)

Pleuropneumonias ou micoplasma (PPLO)

Microrganismos unicelulares patogênicos são as menores e mais simples células conhecidas atualmente (0,125 a 0,150 mícrons de diâmetro). Apresentam metabolismo próprio e são agentes infecciosos de diversos animais.

Ricketsias

Microrganismos patogênicos e agentes infecciosos intracelulares muito pequenos (0,3 a 0,5 mícrons de diâmetro) são causadores de várias doenças no homem.

Semelhante às bactérias, considerados como intermediários entre os vírus e elas.

Bactérias

Seres unicelulares microscópicos, isolados ou coloniais, encontradas em todos os ambientes: água, solo, ar e orgânico. A maioria de vida livre e heterotrófica, muitas exercem importante papel no ciclo do nitrogênio na natureza.

Outras, no entanto, são agentes patogênicos, causando numerosas infecções no homem, com tuberculose, pneumonia, lepra, meningite, tétano e outras.

Eucariontes

Essas células têm duas partes bem distinta: o citoplasma, envolvido pela membrana plasmática, e o núcleo, envolvido pela carioteca.

Continue estudando Biologia Celular:
Biologia Celular Histórico
Biologia Celular Leis Celulares e Classificação de Bizzozero
Biologia Celular Membrana Plasmática
Biologia Celular Transportes pela membrana Plasmática
Biologia Celular Hialoplasma ou Citoplasma Fundamental

Revisão de Biologia: Biologia Celular Níveis de Organização Celular

Publicado em:Biologia

Você pode gostar também