Menu fechado
Invertebrados Filo dos Equinodermos Vestibular1

Invertebrados Filo dos Equinodermos

 

Revisão de Biologia: Invertebrados Filo dos Equinodermos

Resumão – Revisão da Matéria de Biologia – Revisando seus conhecimentos
Biologia: Invertebrados Filo dos Equinodermos

 

Invertebrados Filo dos Equinodermos

Características dos filos:
Reprodução;
Respiração;
Exemplos;
Estrutura;

Invertebrados Filo dos Equinodermos

Os equinodermos são todos marinhos, mas não nadam e não flutuam, eles se arrastam ou ficam fixos ao fundo ou em rochas. Apresentam espinhos recobertos por uma fina camada de pele.
Assumem diferentes formas e tamanhos, apresentam simetria radial, isto é, seu corpo é dividido em duas metades idênticas.

Sua locomoção se dá com o auxílio do sistema ambulacrário, que funciona com a pressão dá água que circula dentro de tubos que ficam interligados aos pés (encontrados aos pares).
Sua respiração é branquial e seu esqueleto é formado por placas de calcário, sendo desta maneira bem resistente e desenvolvido.

O sistema digestivo é bastante simples, havendo uma boca e o ânus. A reprodução se dá em animais de sexos diferentes, que liberam seus gametas masculinos e femininos na água (fecundação externa).
Sistema excretor ausente. Sem cabeça, corpo disposto ao longo de um eixo oral-aboral. Todos são animais grandes e nenhum é parasita ou colonial.

Existe uma considerável controvérsia quanto aos grupos do filo que seriam os mais primitivos. Alguns zoólogos dão preferência às formas sésseis, enquanto outros acreditam que os de vida livre teriam surgido primeiro. Os equinodermos têm cinco classes.

• Asteroides: as estrelas do mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares em portos. Várias espécies vivem desde linhas de mares até profundidades consideráveis.
Seu corpo consiste em um disco central e braços afilados.Apresentam esqueleto externo de calcário e se locomovem através da circulação de água por seus pés ambulacrais.

• Ofiuroides: Os ofiúros possuem cinco braços longos e finos e móveis, unidos em um disco central. Não apresentam ânus, apenas a boca. Por causa da sua aparência são também chamados de serpentes do mar.

• Holoturoides: Os pepinos do mar, também conhecidos como holotúrias, apresentam um comportamento diferente. Quando as condições estão ruins, ou mesmo quando estão sendo atacados, soltam parte de seu intestino e enquanto seu predador se ocupa com parte de seu sistema digestivo, ele foge.

• Crinoides: Semelhantes a flores são chamados de lírios do mar. Normalmente ficam fixos em rochas ou mesmo no fundo da mar. Seu corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcárias, ao qual estão presos cinco braços.

• Equinoides: Seu esqueleto é interno e composto por calcário. Geralmente apresentam espinho em grande quantidade ao redor do corpo que auxiliam na sua locomoção e servem pra sua proteção contra predadores. Os ouriços do mar apresentam o tubo digestivo completo, com boca e ânus.

 

Resumo Invertebrados Filo dos Equinodermos

Diagnose de um Equinodermo: animais dotados de simetria radial quando adultos; celomados; esqueleto interno; sem metâmera; sistema digestivo completo; sistema circulatório, excretor e respiratório ausente ou reduzido.
Habitat: animais de vida livre, exclusivamente marinho.
Exemplos: são bem conhecidos ouriços-do-mar ou pindas, as estrelas e a corrupio ou bolachas de praia;
Sistema digestivo: Presente, completo (intestino sem grandes diferenciações, com glândulas digestivas; digestão extracelular).
Sistema circulatório: ausente (distribuição de substancias pelo fluido celômico)
Sistema respiratório: ausente (trocas gasosas facilitadas pelo sistema hidrovascular)
Sistema excretor: ausente (excreções diretamente na água)
Sistema nervoso: presente (composto por um anel nervoso em torno da boca).
Reprodução: sexuada; espécies dioicas; gametas eliminados na água, fecundação externa; desenvolvimento indireto, vários tipos de larvas.

Continue estudando os Invertebrados:
Invertebrados Filo dos Poríferos
Invertebrados Filo dos Celenterados
Invertebrados Filo dos Platelmintos
Invertebrados Filo dos Nematelmintos
Invertebrados Filo dos Anelídeos
Invertebrados Filo dos Moluscos
Invertebrados Filo dos Artrópodes

Revisão de Biologia: Invertebrados Filo dos Equinodermos

Bibliografia: fundamentos da biologia moderna; Série novo ensino médio

Publicado em:Biologia

Você pode gostar também