Eletromagnetismo Indução Eletromagnética - Vestibular1

Eletromagnetismo Indução Eletromagnética

Revisão de Física: Eletromagnetismo Indução Eletromagnética

 

Resumão – Revisão da Matéria de Física – Revisando seus conhecimentos
Física: Eletromagnetismo Indução Eletromagnética

 

Eletromagnetismo Indução Eletromagnética

No decorrer do século XIX, as experiências de Örsted e Ampère demonstraram a influência que as correntes elétricas exercem sobre os materiais imantados, enquanto Faraday e Joseph Henry determinaram a natureza das correntes elétricas induzidas por campos magnéticos variáveis no espaço.

Os resultados de suas pesquisas, fundamento da indução eletromagnética, constituem a base do eletromagnetismo.
Outros postulados enunciam a existência de dois polos elétricos, positivo e negativo, independentes e separados, e de dois polos magnéticos inseparáveis de nomes diferentes (norte e sul).

Ampère, estimulado pelas descobertas de Örsted, aprofundou-se na pesquisa das forças magnéticas provocadas nas proximidades de uma corrente elétrica e demonstrou que esses impulsos se incrementam na razão direta da corrente e na razão inversa da distância ao fio pelo qual ela circula.

Comprovou, além disso, que as forças induzidas estão em grande medida condicionadas pela orientação do fio condutor.

Ao aproximar-se um ímã de uma pilha elétrica observa-se uma variação em sua força eletromotriz, que é a medida da energia fornecida a partir de cada unidade de carga elétrica nela contida.

Essa alteração é interrompida quando se imobiliza o ímã, e adquire sinal contrário quando este é afastado.
Deduz-se daí que os campos magnéticos produzem correntes elétricas em um circuito e que o sentido de seu fluxo tende a compensar a perturbação exterior, com a indução simultânea de um campo magnético oposto ao inicial.

Analogamente, uma corrente elétrica que circula em um condutor gera um campo magnético associado que, como efeito derivado, induz no condutor uma corrente de sentido contrário ao da inicial.

Esse fenômeno é conhecido como autoindução, e a relação entre o campo magnético e a intensidade da corrente induzida por ele é fornecida por um coeficiente denominado indutância, que depende das características físicas e geométricas do material condutor.

A unidade de medida de indução é o Henry, definido como a grandeza gerada entre dois circuitos dispostos de forma tal que quando num deles a intensidade varia em um ampère por segundo seja induzida no outro uma força eletromotriz de um volt.

Continue estudando sobre Eletromagnetismo:
Eletromagnetismo Histórico
Eletromagnetismo Interpretação do eletromagnetismo

Revisão de Física: Eletromagnetismo Indução Eletromagnética

Vestibular1

Vestibular1 sempre o Número 1 para Enem, Vestibulares, Concursos, Processos Seletivos. Seja qual for a prova ou exame que vá enfrentar, conte com nosso apoio na revisão dos estudos. Revise matérias e treine com nossos simulados, testes e problemas de matérias específicas. Aquelas provas e exames que vai enfrentar serão mais tranquilas, acesse e confira!

Deixe uma resposta