Meio Ambiente - Vestibular1

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Revisão de Geografia: Meio Ambiente por Vestibular1

Meio Ambiente

Apresentam-se, para meio ambiente, definições acadêmicas e legais, algumas de escopo limitado, abrangendo apenas os componentes naturais, outras refletindo a concepção mais recente, que considera o meio ambiente um sistema no qual interagem fatores de ordem física, biológica e sócio-econômica.

Definições acadêmicas:

“As condições, influência ou força que envolvem e influem ou modificam: o complexo de fatores climáticos, edáficos bióticos que atuam sobre um organismo vivo ou uma comunidade ecológica e acaba por determinar sua forma e sua sobrevivência; a agregação das condições sociais e culturais (costumes, leis, idioma, religião e organização política e econômica) que influenciam a vida de um indivíduo ou de uma comunidade”(WEBSTER´S, 1976).

“O conjunto , em um dado momento, dos agentes físicos, químicos, biológicos e dos fatores sociais susceptíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas”(POUTREL & WASSERMAN, 19777).

“A soma das condições externas e influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo”(THE WORLD BANK, 1978).

“O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos”(PNUMA apud SAHOP, 1978).

“O ambiente físico-natural e suas sucessivas transformações artificiais, assim como seu desdobramento espacial”(SUNKEL apud CARRIZOSA, 1981)

“O conjunto de todos os fatores físicos, químicos, biológicos e sócio-econômicos que atuam sobre um indivíduo, uma população ou uma comunidade”(INTERIM MEKONG COMMITTEE, 1982).

Definições legais:

“Meio ambiente – o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”(Lei 6.938 de 31.08.81 – Brasil)

“Entende-se por meio ambiente o espaço onde se desenvolvem as atividades humanas e a vida dos animais e vegetais”(Lei 7.772 de 08.09.80 – Estado de Minas Gerais).

“E o sistema de elementos bióticos, abióticos e socio-econômicos, com o qual interage o homem, de vez que se adapta ao mesmo, o transforma e o utiliza para satisfazer suas necessidades”(Lei 33 de 27.12.80 – Cuba).

“As condições físicas que existem numa área, incluindo o solo, a água, o ar, os minerais, a flora, a fauna, o ruído e os elementos de significado histórico ou estético”(Califórnia Environmental Quality Act, 1981).

“Todos os aspectos do ambiente do homem que o afetem como indivíduo ou que afetem os grupos sociais”.(Environmental Protection Act, 1975 – Austrália).

“O conjunto de elementos naturais, artificiais ou induzidos pelo homem, físicos, químicos e biológicos, que propiciem a sobrevivência, transformação e desenvolvimento de organismos vivos”.(Ley Federal de Protección al Ambiente, 11.01.82 – México).

A constituição da Republica Federativa do Brasil, de 1988, dispõe, em seu Artigo 228:”Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público o dever de defendê-lo e à coletividade o de preservá-lo para presentes e futuras gerações”.

Meio Ambiente

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta