Menu fechado
Migrações internacionais Geografia Enem

Revisão de Geografia: Migrações Internacionais

 

Geografia: Migrações internacionais

Resumão – Revisão da Matéria de Geografia – Revisando seus conhecimentos
Geografia: Migrações internacionais

Revisão de Geografia: Migrações internacionais

 

Migrações Internacionais

As migrações internacionais, na década passada, mantiveram uma média anual de cerca de 1,8 milhão de pessoas, que se dirigiram dos países pobres para os ricos. A maior parte saiu de países asiáticos e ingressaram nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e França.

O mundo teve uma média ultimamente anual de 1,8 milhão de migrantes, que saíram dos continentes pobres para os ricos. As medidas restritivas à entrada de imigrantes provenientes de países pobres tornaram-se comuns, atingindo França, Alemanha, Estados Unidos e Japão.
Muitos especialistas acreditam que, dentro de uma ou duas décadas, as políticas anti-imigratórias deverão ser revistas, já que haverá falta de mão de obra, em função do envelhecimento da população.

Nos Estados Unidos, o maior problema é a extensa fronteira com o México, por onde penetraram mais de 3 milhões de imigrantes ilegais.

Acompanhando o aumento da entrada de imigrantes, em muitos países cresce a aversão aos estrangeiros, o chamado xenofobismo. Expresso em diferentes graus de intensidade, sua manifestação mais preocupante ocorre com a ampliação dos movimentos neonazistas franceses e alemães.

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros. O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.

Segundo o informe da ONU, 63% dos migrantes residem em países desenvolvidos (110 milhões). Embora seja um fenômeno recente – a maioria dos migrantes internacionais vivia em países em desenvolvimento nos levantamentos de 1980 (52%), de 1970 (53%) e 1960 (58%) – não há dúvida de que os fluxos migratórios das últimas duas décadas estão se direcionando preferencialmente para os países economicamente mais ricos. Não é por acaso que a porcentagem de migrantes nos países desenvolvidos passou de 3,4% para 8,7% da população.

O drama dos refugiados e refugiadas, por exemplo da Síria ultimamente é sem dúvida um dos desafios mais urgentes da conjuntura internacional. É dever da comunidade internacional e de cada ser humano fazer com que o ―novo‖ trazido pelos migrantes seja fonte de enriquecimento recíproco na construção de uma cultura de paz e justiça. É esse o caminho para promover e alcançar a cidadania universal.

As migrações podem contribuir positivamente para o futuro da humanidade e para o desenvolvimento econômico e social dos países. O fenômeno das migrações internacionais aponta para a necessidade de repensar-se o mundo não com base na competitividade econômica e o fechamento das fronteiras, mas, sim, na cidadania universal, na solidariedade e nas ações humanitárias.

As migrações são berços de inovações e transformações. Elas podem gerar solidariedade ou discriminação; encontros ou choques; acolhida ou exclusão; diálogo ou fundamentalismo.

Os países devem adotar políticas que contemplem e integrem o contributo positivo do migrante, vendo, assim, as migrações como um ganho e não como um problema.

Simulados Online

V1 - Mascote do Vestibular1 - pequeno Fazer simulado é a melhor forma de aprender a resolver questões. É através da prática deliberada e constante. Um método de revisão e estudo especialmente útil pra quem tem dificuldade em algumas disciplinas. Veja seus resultados e aprenda mais sobre as matérias e sobre suas dificuldades. Os gabaritos acompanham os simulados.

Treine agora: Simulados ExpressSimulados OnLineSimulados por Matérias, Exercícios por matérias, Exercícios Resolvidos.

Vai prestar a Fuvest? Material didático, digital e gratuito Acesse de forma rápida e prática do seu computador, tablet ou smartphone. Acesse: Guia de Estudos da Fuvest ou o Guia de Matérias da Fuvest.

Revisão de Geografia: Migrações internacionais

Publicado em:Geografia,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também