Origem e Evolução da Geografia - Vestibular1

Origem e Evolução da Geografia

Revisão de Geografia: Origem e Evolução da Geografia

 

Português: Origem e Evolução da Geografia

Resumão – Revisão da Matéria de Geografia – Revisando seus conhecimentos
Geografia: Origem e Evolução da Geografia

 

Origem e Evolução da Geografia

Para passar no vestibular estude muito e faça exercícios. Geografia

ORIGEM E EVOLUÇÃO

Inicialmente, a Geografia foi definida como o estudo da superfície da Terra. O grego Heródoto (484-420 a.C.) é considerado o pai da Geografia e da História. Nessa mesma época, nasceu outro ramo da Geografia, denominado Geografia Geral ou Geografia Matemática, preocupada com a posição da Terra no universo, suas dimensões e representações cartográficas.

No final do século XVIII, Immanuel Kant (1724-1804), considerado o fundador da Geografia Moderna, classificou o conhecimento geográfico como uma das partes principais do conhecimento humano.

A Geografia Física, que engloba o homem, seria um resumo da natureza e a base da história, havendo ainda outras partes no conhecimento geográfico.

No início da Idade Contemporânea, surgiu a doutrina do Determinismo, segundo a qual o homem seria resultado exclusivo das forças da natureza, ou seja, do meio ambiente em que vive. Paralelamente à evolução da New Geography, desenvolveu-se a Geografia Nova ou Marginal. Recebendo influências do socialismo e do terceiro mundismo (movimento anticolonialista nascido em 1955), ela se opôs à New Geography, apontando-a como a Geografia do Imperialismo.

As concepções da Geografia Crítica entraram em confronto com a Geografia Tradicional, criando uma verdadeira guerra política, já que os geógrafos críticos buscavam uma ação transformadora da realidade e uma renovação completa do estudo e do ensino da Geografia. Milton Santos chama a atenção sobre o papel dos Estados nessa construção do espaço geográfico.

A modernização, no entanto, não atinge todos os lugares ao mesmo tempo, seguindo uma lógica que é a do capital, e não a dos interesses da maioria dos homens.

O estudo da Geografia deve obedecer às regras metodológicas dessa ciência. A boa aplicação do Princípio da Extensão faz uso da interdisciplinaridade, recorrendo aos recursos da cartografia, da estatística e da geodésia.

Princípio da Analogia – Foi desenvolvido por Ritter. Conhecimentos específicos de Geografia do Brasil e de Geografia Geral.
Princípio da Causalidade – Desenvolvido por Humboldt. Aponta a necessidade do estabelecimento de causas e consequências dos fatos geográficos.
Geografia do Brasil

A partir de um longo e detalhado programa, a maior parte dos vestibulares exige do candidato uma visão vertical, ou seja, mais profunda, da realidade brasileira.

 

Revisão de Geografia: Origem e Evolução da Geografia

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta