Pré Modernismo Monteiro Lobato 3 - Vestibular1

Pré Modernismo Monteiro Lobato 3

Revisão de Literatura: Pré Modernismo Monteiro Lobato 3

 

Literatura: Pré Modernismo Monteiro Lobato 3

Resumão – Revisão da Matéria de Literatura – Revisando seus conhecimentos
Literatura: Pré Modernismo Monteiro Lobato 3

Revisão de Literatura: Pré Modernismo Monteiro Lobato 3

 

Pré Modernismo Monteiro Lobato 

Zé Brasil
IV

_ Eu era “agregado” na fazenda do Taquaraí. O coronel me deu lá uma grota, fiz minha casinha, derrubei mato, plantei milho e feijão.
_De meias?
_ Sim. Metade para o coronel, metade para mim.
_ Mas isso dá Zé?

_ Dá para a gente ir morrendo de fome pelo caminho da vida – a gente que trabalha e planta. Para o dono da terra é o melhor negócio do mundo. Ele não faz nada, de nada, de nada, de nada. Não fornece nem uma foice, nem um vidrinho de quina para sezão – mas leva metade da colheita, e metade bem medida – uma metade gorda; a metade que fica com a gente é magra, minguada… E a gente tem de viver com aquilo um ano inteiro, até que chegue tempo de outra colheita.

_ Mas como foi o negócio da fazenda do Taquaraí?
_ Eu era “agregado” lá e ia labutando na grota. Certo ano tudo correu bem e as plantações ficaram a maior das belezas. O coronel passou por lá, viu aquilo – e eu não gostei da cara dele. No dia seguinte me “tocou” de suas terras como quem toca um cachorro, colheu as roças para ele e naquela casinha que eu havia feito, botou o Totó Urumbeva.

_ Mas não há uma lei que…
Zé Brasil deu uma risada. “Lei… Isso é coisa para os ricos. Para os pobres, a lei é a cadeia e se resignar um pouquinho é o chanfalho”.

V
_ E se você fosse dono das terra, aí dum sítio de 10 ou 20 alqueires?
_ Ah, aí tudo mudava. Se eu tivesse um sítio, fazia casa boa, plantava árvores de fruta, e uma horta, e até um jardinzinho como o do Giusepe. Mas como fazer casa boa. E plantar árvores, e ter horta em terra dos outros, sem garantia nenhuma? Vi isso com o coronel Tatuíra. Só porque naquele ano as minhas roças estavam uma beleza, ele não resistiu à ambição e me tocou. E que mundo de terras esse homem tem! A fazenda do Taquaraí foi medida. Os engenheiros acharam mais de 2 mil alqueires – e ele ainda é dono de mais duas fazendas bem grandes, lá no Oeste. E não vende nem um palmo de terra. Herdou do pai, que já havia herdado do avô. E o gosto do coronel é dizer que vai deixar para o Tatuirinha uma fazenda maior ainda – e anda em negócios com Mané Labrego para a compra daquele sítio da Grota Funda.

_ Então não vende nem dá as terras, só arrenda?
_ Isso. Também não planta nada. O que ele quer lá rendeiro como eu fui, e são hoje mais de cem famílias que vivem no Taquaraí. Desse jeito, o lucro do coronel é certo. Se vem chuva de pedra, se vem geada ou ventania, ele nunca perde nada; quem perde são os rendeiros.

VI
_ Mas Zé, se essas terras do Taquaraí fossem divididas por essas cento e tantas famílias que já vivem lá, não acha que ficava muito melhor?
_ Melhor para quem? Para o coronel?
_ Não. Para o mundo em geral, para todos.

_ Pois está claro que sim. Em vez de haver só um rico, que é o coronel Tatíra, haveria mais de cem arranjados, todos vivendo na maior abundância, dono de tudo quanto produzissem, não só a metade. E o melhor de tudo seria a segurança, a certeza de que ninguém dali saía por vontade dos outros, tocado como um cachorro, como eu fui. Ah, que grande felicidade! Mas quem pensa nisso no mundo? Quem se incomoda com o pobre Zé Brasil? Ele que morra de doenças, ele que seja roubado, e metido na cadeia se abre a boca para se queixar. O mundo é dos ricos e Zé Brasil nasceu pobre. Ninguém no mundo pensa nele, cuida de melhorar a sorte dele…

Voltar a ler Revisão de Literatura: Pré Modernismo Monteiro Lobato – parte DOIS

Voltar a ler Revisão de Literatura: Pré Modernismo Monteiro Lobato – parte UM

Aproveite e leia a biografia de Monteiro Lobato

Acesse a seção de Resumo de Livros e leia os resumos dos livros de Monteiro Lobato

Revisão de Literatura: Pré Modernismo Monteiro Lobato 3

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta