Menu fechado
Solubilidade Revisão de Química Enem

Revisão de Química: Solubilidade

Química: Solubilidade

Resumão – Revisão da Matéria de Química – Revisando seus conhecimentos
Química: Solubilidade

Revisão de Química: Solubilidade

Solubilidade

Na teoria cinética dos gases, foi definido que os gases misturam-se de forma homogênea em qualquer proporção. Ou seja, independentemente da natureza dos gases envolvidos, eles irão dissolver-se sempre, não importando as quantidades envolvidas.

Já para soluções sólidas ou líquidas, esta situação nem sempre é verificada. A solubilidade de um determinado soluto em um solvente depende essencialmente da natureza de ambos, isto porque é necessário que exista afinidade para realizar interações entre eles. Em outras palavras, um determinado composto pode ou não ser solúvel em outro.

Por outro lado, a natureza das espécies envolvidas também determina onde a solubilidade é alcançada. Para alguns casos, como a dissolução de etanol em água, não existe limite de solubilidade na proporção entre eles. Porém, em outros casos, como a dissolução de cloreto de sódio em água, existe um limite de solubilidade, a partir do qual o sal não mais solubiliza.

Pode-se então classificar as solubilidades de um soluto em três classes: insolúvel, solúvel em quaisquer proporções e parcialmente solúvel. No quadro abaixo estão relacionados alguns compostos com a sua solubilidade em diversos solventes.

Legenda: ∞ – solúvel infinitamente; s – pouco solúvel; i – insolúvel

Soluto Água Etanol Benzeno
Etanol s
Naftaleno i s s
Ácido Acético

Dependendo da quantidade de soluto presente em uma solução, esta é classificada como diluída (para pequenas quantidades) ou concentrada (para altas quantidades). É importante notar que esta classificação é arbitrária, não existindo uma definição clara destas quantidades.

No caso de soluções onde o soluto é parcialmente solúvel, surge ainda outra classificação. Quando o limite de solubilidade é atingido e a adição de mais soluto na mistura não altera a quantidade de soluto em solução (dissolvido), esta é dita saturada. Por analogia, antes de o limite ser atingido, a solução é chamada de insaturada.

Revisão de Química: Solubilidade

Publicado em:Matérias,Química,Revisão Online

Você pode gostar também