Substâncias orgânicas - Vestibular1

Substâncias orgânicas

Revisão de Biologia: Substâncias orgânicas

Biologia: Substâncias orgânicas

Resumão – Revisão da Matéria de Biologia – Revisando seus conhecimentos
Biologia: Substâncias orgânicas

Revisão de Biologia: Substâncias orgânicas

 

Substâncias orgânicas
• A água: conheça a importância da água e os fatores que levam à variação de água nos organismos
• Sais minerais: relembre quais são suas principais fontes e importância no organismo.
• Lipídios: recorde sua constituição química, as diferenças entre óleos, gorduras e ceras. Onde encontrar os lipídios e sua importância (estrutural, como é o caso dos fosfolipídios da membrana plasmática; reserva energética alimentar; isolamento térmico; proteção externa; vitaminas e hormônios, por exemplo, podem ser citados o estrógeno, a progesterona e a testosterona).

No grupo dos lipídios também são incluídos os esteroides que compreende hormônios sexuais, corticosteroides, sais biliares do fígado e a vitamina D, além do colesterol presente em membranas celulares dos animais e no sangue.

Quando em excesso no sangue, o colesterol pode se acumular nos vasos sanguíneos prejudicando a circulação. A pessoa poderá apresentar , segundo alguns autores, além de outros problemas, uma doença conhecida como aterosclerose ou arteriosclerose (neste caso, se além do colesterol houver depósito de cálcio).
• Carboidratos: saiba quais as três principais categorias de carboidratos com exemplos de representantes de cada uma. Recorde ainda a função dos monossacarídeos glicose, frutose e galactose; dos dissacarídeos maltose, sacarose e lactose e dos polissacarídeos amido, glicogênio e celulose.

Saiba que após hidrólise, os dissacarídeos maltose, sacarose e lactose se transformam respectivamente em: glicose + glicose; glicose + frutose e glicose + galactose. Lembre-se também que a celulose não nos fornece energia por não ser digerida no organismo humano por falta da enzima celulase; apesar disto, ela tem importância, pois ³uma refeição rica em celulose produz um maior volume de resíduos no intestino, o que estimula o peristaltismo, facilitando a eliminação das fezes.

Mas vale a pena saber que ruminantes como os bois, por exemplo, possuem em seu estômago bactérias e protozoários capazes de produzir celulase que auxilia na digestão da celulose ingerida pelo animal, permitindo um bom aproveitamento do alimento.

• Vitaminas: relembre quais as principais fontes das vitaminas hidrossolúveis (B, C, H) e das lipossolúveis (K, E, D, A), sua importância e quais doenças aparecem devido a sua carência. Saiba também o que são e porque ocorrem: escorbuto, raquitismo, beribéri, pelagra, xeroftalmia, cegueira noturna e anemia perniciosa.
• Proteínas: este é um assunto que costuma ser bastante explorado, assim:

a) Relembre que proteínas são polipeptídeos de cadeia longa constituída por diversos aminoácidos (mais de oitenta, para alguns autores). Você deve saber o que são estrutura primária, secundária e terciária de uma proteína. Lembrar que a sequencia de aminoácidos da proteína determina a sua forma e esta, define a função proteica.

b) Saiba reconhecer a estrutura química de um aminoácido, os tipos de aminoácidos, o que são aminoácidos naturais e essenciais, como montar ligações peptídicas e que o número destas é sempre um a menos do que o número de aminoácidos presentes na molécula do polímero.

c) Relembre os diversos papéis biológicos das proteínas (defesa, estrutural, enzimático, hormonal, nutricional e outros).

d) Relembre também o que são o mecanismo chave-fechadura e a especificidade das enzimas. Reações catalisadas por enzimas são reversíveis, mas a desnaturação proteica provocada por fatores como temperaturas muito altas, PH impróprio e substâncias químicas são irreversíveis. Seja capaz de reconhecer e interpretar os gráficos dos fatores que influem na atividade enzimática X velocidade da reação.

e) Recorde quais as principais enzimas que atuam facilitando a hidrólise dos alimentos no organismo, em que locais são produzidas, em que parte do corpo atuam e quais as temperaturas e pH ótimos para sua melhor atividade.

f) Quanto às proteínas de defesa, estude o que são anticorpos e como o organismo os fabrica em resposta a penetração de antígenos. Saiba o que são imunização ativa natural e artificial e imunização passiva natural e artificial, o que o indivíduo recebe (se anticorpo ou antígeno enfraquecido, por exemplo) respectivamente no caso de soro e vacina, vantagens e desvantagens de sua utilização e indicação de uso (se preventivo ou terapêutico) e exemplos de soros e vacinas.

Vale a pena, ainda, rever o gráfico relativo ao nível de anticorpos no sangue X tempo em dias, após uma primeira e segunda inoculações de antígenos.

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