Menu fechado
Termos importantes Revisão de História Vestibular

Revisão de História: Termos importantes

 

História: Termos importantes

Resumão – Revisão da Matéria de História – Revisando seus conhecimentos
História: Termos importantes

Revisão de História: Termos importantes

 

Termos importantes

Autocrata = de origem grega (auto + krátor), autoridade de um homem só, identifica o poder absoluto do imperador bizantino que reina sem nenhuma interferência de qualquer outro poder.

Basileu = rei em grego. Adotado também como titulo imperial em Bizâncio.

Bizâncio = antiga cidade grega rebatizada por Constantino como Constantinopla, no ano de 330.

Bizantino = Império Bizantino ou Império Romano do Oriente, denominação adotada após a separação oficial entre o Império do Ocidente (Romano) e o do Oriente (Bizantino), determinada pelo imperador Teodósio, em 395. Durou de 330 até 1453.

Bizantinismo = discussão inócua, sem sentido, sem objetivo, estéril, referente ao gosto dos bizantinos de manterem infindáveis debates sobre “o sexo dos anjos”.

Cesaropapismo = concentração dos poderes temporais (César) e espirituais (Papa), situação típica do imperador bizantino que mantinha o patriarca subordinado a ele, fazendo da religião um assunto de estado e não do indivíduo. Símbolo do cesaropapismo era a águia bicéfala, escudo e bandeira do imperador.

Cisma do Oriente = separação das Igrejas Cristãs, ocorrida no ano de 1054, entre a fé católica (universal), predominante na Europa Ocidental, e a fé ortodoxa (a de linha certa, correta), com base em Constantinopla, expandindo-se para os Bálcãs e para a Rússia. Desde então, a Igreja Cristã viu-se divida entre a autoridade do Papa e a do Patriarca.

Monofisista = do grego mono + physis, uma só natureza, seita cristã ortodoxa do século VI, que considerava que Jesus Cristo tinha uma só natureza e não duas (a divina e a humana).

Patriarca = chefe da Igreja Ortodoxa, o papa da Igreja Oriental, sem ter, porém a mesma independência do bispo de Roma.

Relíquias sagradas = culto e adoração a objetos que teriam pertencido a Jesus Cristo e a seus próximos, compreendendo igualmente as coisas dos santos e das santas, inclusive seus corpos ou parte deles.

Sultão = governante máximo dos turcos otomanos. Chefe de Estado e líder militar.

Treine agora: Simulados ExpressSimulados OnLineSimulados por Matérias, Exercícios por matérias, Exercícios Resolvidos.

Revisão de História: Termos importantes

Publicado em:História,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também