Tipos de Climas do Brasil - Vestibular1

Tipos de Climas do Brasil

Revisão de Geografia: Tipo de Climas do Brasil

 

Geografia: Tipos de Climas do Brasil

Resumão – Revisão da Matéria de Geografia – Revisando seus conhecimentos
Geografia: Tipos de Climas do Brasil

Revisão de Geografia: Tipos de Climas do Brasil

 

Tipos de Climas do Brasil

A maior parte do território brasileiro (92%) está localizada na zona intertropical, com relevo dominado por baixas e médias altitudes. Por isso predominam os climas quentes e úmidos, com média de temperatura na faixa de 20°C. A amplitude térmica – diferença entre as médias anuais de temperaturas máximas e mínimas – é baixa.

Os tipos de clima presentes no Brasil são:

Equatorial
Ocorre na região Amazônica, ao Norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão e está sob a ação da massa de ar equatorial continental – de ar quente e geralmente úmido. Suas principais características são temperaturas médias elevadas (25°C a 27°C); chuvas abundantes, com índices próximos de 2.000 mm/ano, e bem distribuídas ao longo do ano; e reduzida amplitude térmica, não ultrapassando 3°C.
No inverno, essa região pode sofrer influência da massa polar atlântica, que atinge a Amazônia ocidental ocasionando um fenômeno denominado “friagem”, ou seja, súbito rebaixamento da temperatura em uma região normalmente muito quente.

Tropical
Abrange todo Brasil central, a porção ocidental do Maranhão, grande parte do Piauí e a porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais. Também é encontrado no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada (de 18°C a 28°C), com amplitude térmica de 5°C a 7°C, e estações bem definidas – uma chuvosa e outra seca.
Apresenta alto índice pluviométrico, em torno de 1.500 mm/ano. A estação de chuva é o verão, quando a massa equatorial continental está sobre a região. No inverno, com o deslocamento dessa massa diminui a umidade e então ocorre a estação seca.

Tropical de altitude
É encontrado nas partes mais elevadas, entre 800 m e 1.000 m, do planalto Atlântico do Sudeste. Abrange trechos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Norte do Paraná. Sofre a influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca chuvas no período do verão.
Apresenta temperatura amena, entre 18°C e 22°C, e amplitude térmica anual entre 7°C e 9°C. N o inverno, as geadas acontecem com certa frequência em virtude da ação das frentes frias originadas da massa polar atlântica.

Tropical atlântico ou tropical úmido
Estende-se pela faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas.
O clima é quente com variação de temperatura entre 18°C e 26°C e amplitude térmica maior à medida que se avança em direção ao Sul -, úmido e chuvoso durante todo o ano. No Nordeste, a maior concentração de chuva ocorre no inverno. No Sudeste, no verão. O índice pluviométrico médio é de 2000 mm/ano.

Subtropical
Acontece nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio: abrange o sul do Estado de São Paulo, a maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, que determina temperatura média de 18°C e amplitude térmica elevada (10°C).
As chuvas são pouco intensas, 1000 mm/ano, mas bem distribuídas durante o ano. Há geadas com frequência e eventuais nevadas.
Apresenta estações do ano bem marcadas. O verão é muito quente, podendo ultrapassar os 30°C de temperatura. O inverno é muito frio, com temperatura inferior a 0°C. Primavera e outono têm temperatura média entre 12°C e 18°C.

Semiárido
Típico do interior do Nordeste, região conhecida como o Polígono das Secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do RIO São Francisco. Sofre a influência da massa tropical atlântica que, ao chegar à região, já se apresenta com pouca umidade.
Caracteriza-se por elevadas temperaturas (média de 270C) e chuvas escassas (em torno de 750 mm/ano), irregulares e mal distribuídas durante o ano.
Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega ao litoral norte de Região Nordeste e atinge o sertão, causando chuva intensa nos meses de fevereiro, março e abril.

Veja tudo sobre os climas nas regiões do pais aqui em nosso site!

 

Revisão de Geografia: Tipos de Climas do Brasil

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta