Tópico Quente Termoquímica - Vestibular1

Tópico Quente Termoquímica

Revisão de Química: Tópico Quente Termoquímica

 

Química: Tópico Quente Termoquímica

Resumão – Revisão da Matéria de Química – Revisando seus conhecimentos
Química: Tópico Quente Termoquímica

Revisão de Química: Tópico Quente Termoquímica

 

Tópico Quente Termoquímica

Termoquímica é presença garantida nas boas provas

Há um campo inteiro da química que se dedica ao estudo da liberação ou absorção do calor em uma reação. Este campo é a termoquímica e tem presença garantida em todos os bons vestibulares.

Podemos perceber a importância deste estudo quando lembramos que grande parte da energia utilizada na sociedade moderna vem da combustão dos hidrocarbonetos (gasolina, querosene, óleo diesel etc.) presentes no petróleo e da energia obtida pelo fenômeno da respiração celular nos animais e vegetais.

O estudo da termoquímica consiste em saber se um fenômeno químico foi realizado com liberação de energia para o ambiente (reação exotérmica) ou com absorção de energia do ambiente (reação endotérmica).

Para tanto, cada substância existente possui um determinado valor de energia interna (entalpia, H) que varia de acordo com: estado físico, variedade alotrópica, temperatura e pressão. Quando somamos o total de entalpia dos produtos e subtraímos o total de entalpia dos reagentes, efetuamos o cálculo da variação de entalpia (H). Se a variação de entalpia for negativa temos uma reação exotérmica e se for positiva a reação será endotérmica.

Outro método existente para determinar a variação de entalpia, consiste em determinar o quanto de energia é absorvida (positiva) para romper as ligações químicas existentes nas moléculas dos reagentes mais o quanto é liberada na formação das ligações dos produtos (negativa). O resultado é igual à variação de entalpia.

Revisão de Química: Tópico Quente Termoquímica

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta