Menu fechado
Transferência de Calor Revisão de Física por Vestibular1

Revisão de Física: Transferência de Calor

 

Física: Transferência de Calor

Resumão – Revisão da Matéria de Física – Revisando seus conhecimentos
Física: Transferência de Calor

Revisão de Física: Transferência de Calor

 

Transferência de Calor

Transferência de Calor, em física, processo pelo qual se intercambia energia em forma de calor entre corpos diferentes ou entre partes distintas de um mesmo corpo que estão com temperaturas não-idênticas. O calor é transferido mediante convecção, radiação ou condução.

Embora estes três processos possam ocorrer simultaneamente, também é possível que um dos mecanismos predomine sobre os outros. Por exemplo, o calor é transmitido pela parede de uma casa fundamentalmente por condução, a água de uma caçarola sobre um queimador de gás se aquece em grande parte por convecção e a Terra recebe calor do Sol quase exclusivamente por radiação.

Modo de transferência de calor
Modelo do transporte de calor e massa da atmosfera da Terra; Eles mostram as diferentes contribuições envolvidas, incluindo o aquecimento de irradiação por raios solares.
A transferência de calor pode realizar-se de três maneiras:
Condução : ocorre quando se está na presença de um gradiente de temperatura numa forma estacionária, que pode ser um sólido ou um fluido;
Convecção : quando a transmissão de calor tem lugar entre uma superfície e um fluido em movimento, que se encontram em diferentes temperaturas;
Radiação : ocorre entre duas superfícies a diferentes temperaturas, por emissão de energia sob a forma de ondas electromagnéticas ; a irradiação é levada a cabo mesmo sem a presença de um meio de permeio, ou com as duas superfícies em questão separadas por vácuo .

Máquina a vapor, dispositivo mecânico que converte a energia do vapor d’água em energia mecânica e tem várias aplicações na propulsão e na geração de eletricidade. O princípio básico da máquina a vapor é a transformação da energia térmica do vapor d’água em energia mecânica, fazendo com que o vapor se expanda e esfrie em um cilindro equipado com um pistão móvel. Costuma-se usar uma caldeira para produzir o vapor necessário à geração de energia ou calefação.

A caldeira mais simples é um recipiente fechado, contendo água aquecida por uma chama até se converter em vapor saturado. Os sistemas domésticos de calefação possuem uma caldeira desse tipo, mas as usinas de geração de energia empregam sistemas mais complexos, que contam com vários dispositivos auxiliares. Em geral, a eficiência dos motores a vapor é baixa, o que faz com que, na geração de energia, a preferência seja por turbinas em vez de máquinas a vapor.

O aproveitamento da força do vapor representou um avanço tecnológico muito importante. A introdução da máquina a vapor levou a inúmeras invenções no transporte e na indústria. As máquinas a vapor convertem a energia térmica em mecânica, fazendo com que o vapor se expanda em um cilindro com um pistão móvel.
Uma biela transforma o movimento alternado do pistão em giratório. Os primeiros modelos foram desenvolvidos em 1690, embora James Watt só tenha desenhado a máquina a vapor moderna 70 anos depois.

Você está pronto para dar o pontapé inicial para o seu futuro? Se sente inseguro, está com dúvidas, com ansiedade, com estresse, faça o nosso Teste de Ansiedade e saiba mais sobre seu estado emocional.

Revisão de Física: Transferência de Calor

Publicado em:Física,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também