Menu fechado
Variação da velocidade vestibular1 Revisão de Física

Revisão de Física: Variação da velocidade

 

Física: Variação da velocidade

Resumão – Revisão da Matéria de Física – Revisando seus conhecimentos
Física: Variação da velocidade

Revisão de Física: Variação da velocidade

 

Variação da velocidade

Nas corridas de Fórmula 1, assistindo pela TV, não temos a real sensação da velocidade atingida por aqueles veículos. Nem tampouco a das variações de velocidade sofridas por eles.

Se comparássemos as acelerações desses veículos com a aceleração da gravidade, que tem valor absoluto de aproximadamente dez metros por segundo ao quadrado verificaríamos que, nos aumentos de velocidade, esses veículos chegam a ter até 30 metros por segundo ao quadrado de aceleração, ou seja, mais ou menos três vezes o valor da aceleração de um corpo em queda livre.

O que nos preocupa é como um piloto deve agir durante as acelerações e desacelerações. A agilidade conta muitos pontos em favor da segurança. O tempo de reação do ser humano é de aproximadamente quatro décimos de segundo. Entenda-se por tempo de reação o tempo entre visualizar determinada situação ou objeto e efetivamente tomar alguma atitude a respeito do fato.

Tomemos, por exemplo, um carro de Fórmula 1 com velocidade constante de 252 km/h, numa determinada reta da pista de Interlagos em São Paulo. Se outro carro logo à sua frente necessita frear, o nosso veículo ainda percorre 28 metros devido ao tempo de reação do piloto.

Isso nos leva a concluir que a distância mínima entre os dois veículos deverá ser bem maior que 28 metros, para que o piloto tenha uma mínima chance de manobrar o carro a tempo.

Em curva, temos um efeito ainda mais assustador. As acelerações sofridas por nosso piloto são mais fortes. Podem chegar até a marca de 60 metros por segundo ao quadrado, portanto atingindo seis vezes o valor da aceleração referente à queda livre. Como já sabemos, a aceleração nesse caso (trajetória curvilínea) é do tipo centrípeta (voltada para o centro da curva).

Se a finalidade da aceleração em questão é de mudar a direção do movimento, ou o objetivo será alcançado, ou o piloto irá atingir os muros da pista. Lembre-se de que, mesmo antes de começar a frear, o veículo continua seu movimento em razão do tempo de reação do piloto.

Revisão de Física: Variação da velocidade

Publicado em:Física,Matérias,Revisão Online

Você pode gostar também