Menu fechado
Física - Lançamento Oblíquo simulado com gabarito matéria específica enem vestibulares

Simulado de Física – Lançamento Oblíquo

Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado matéria específica de Física – Lançamento Oblíquo que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Física.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do gabarito do Simulado de Física – Lançamento Oblíquo estão no final.

Boa sorte e Bons estudos!

Vamos ao Simulado de Física – Lançamento Oblíquo com gabarito:

Simulado de Física – Lançamento Oblíquo

 

01. (AFA) Um projétil é lançado com velocidade inicial de 100 m/s, formando um ângulo de 45º com a horizontal. Supondo g = 10,0 m/s2, qual será o valor do alcance e a altura máxima atingidos pelo projétil? Despreze a resistência do ar.

02. (Faap-SP) Um projétil lançado para cima com ângulo de tiro 60º tem velocidade de 30 m/s no ponto culminante de sua trajetória. Calcule a velocidade do projétil ao retornar ao solo. (Dados: sen 60º = 0,87; cos 60º = 0,50.)

03. (UECE) Num lugar em que g = 10 m/s2, lançamos um projétil com a velocidade inicial de 100 m/s formando com a horizontal um ângulo de elevação de 30º. A altura máxima será atingida após:

a) 3 s
b) 4 s
c) 5 s
d) 10 s

04. (Fesp-SP) Lança-se um projétil com velocidade de 40 m/s, formando um ângulo 30º com a horizontal.Desprezando-se a resistência do ar, ele atingirá a altura máxima após:

a) 1 s
b) 2 s
c) 3 s
d) 4 s
e) 5 s

05. (EFOA-MG) Um corpo é lançado obliquamente do solo, atingindo a altura máxima igual a 10 m e realizando alcance horizontal igual a 40 m. Podemos afirmar que o ângulo de tiro é:

a) 30º
b) 45º
c) 60º
d) 65º
e) 90º

06. (Mackenzie-SP) Seja T o tempo total de voo de um projétil disparado a 60º com a horizontal, e seja v0y = 200 m/s o valor da componente vertical da velocidade inicial. Desprezando a resistência do ar e considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s2, os valores da componente vertical da velocidade nos instantes t = T e t = T/2 são respectivamente:

a) zero; zero
b) zero; 200 m/s
c)200 m/s; zero
d) 200 m/s; 200 m/s
e) 200 m/s; 100 m/s

07. (UERJ) Um projétil é lançado segundo um ângulo de 30º com a horizontal e com uma velocidade de 200 m/s. Supondo a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar, concluímos que o menor tempo gasto por ele para atingir a altura de 480 m acima do ponto de lançamento será de:

a) 8 s
b) 10 s
c) 9 s
d) 14 s
e) 12 s

08. (UFU-MG) Uma bola é chutada em uma direção que forma um ângulo de 45º com a horizontal. Desprezando-se os atritos com o ar, no ponto mais alto que a bola atinge, a intensidade de:

a) sua velocidade é zero.
b) sua aceleração é zero.
c) sua velocidade é mínima, mas diferente de zero.
d) sua aceleração é mínima, mas diferente de zero.
e) sua velocidade e sua aceleração têm módulos iguais.

09. (FCMSC-SP) Um canhão dispara uma bala, com ângulo de tiro 40º, em relação ao solo, que é plano e horizontal. Desprezando-se a resistência do ar, pode-se dizer que, durante o movimento do projétil:

a) sua velocidade se mantém constante.
b) a componente horizontal de sua velocidade se mantém constante.
c) sua aceleração muda de sentido, pois a componente vertical da velocidade muda de sentido.
d) a componente horizontal de sua aceleração varia uniformemente.
e) a trajetória é percorrida com velocidade constante, em módulo, embora com direção variável.

10. (UFSCar-SP) Um vagão hermeticamente fechado e à prova de som encerra em seu interior um homem e trafega em um trecho reto de estrada. O homem lança uma moeda verticalmente para cima (em relação a ele) deixando-a cair em seguida. A partir dessa experiência considere as sentenças:

I – O homem não tem condições de descobrir se o trem está parado ou em movimento retilíneo uniforme porque, em ambas as hipóteses, a moeda descreve trajetória retilínea em relação ao vagão.
II – O sentido do movimento do vagão não pode ser determinado pelo homem, caso o vagão se mova com velocidade constante.
III – O homem tem condições de descobrir se o trem está acelerado.
Quais são as sentenças verdadeiras?

 

GABARITO Simulado de Física – Lançamento Oblíquo:

 

 1  2  3  4  5  6  7  8  9 10
1.000 m;
250 m
60 m/s C B B C A C B todas são
verdadeiras

 

Simulado de Física – Lançamento Oblíquo

Publicado em:Física

Você pode gostar também