Menu fechado
Física - Lei de Charles e Gay-Lussac - Isocórica simulado com gabarito matéria específica enem vestibulares

Simulado de Física – Lei de Charles e Gay-Lussac – Isocórica

Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado matéria específica de Física – Lei de Charles e Gay-Lussac – Isocórica que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Física.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do gabarito do Simulado de Física – Lei de Charles e Gay-Lussac – Isocórica estão no final.

Boa sorte e Bons estudos!

Vamos ao Simulado de Física – Lei de Charles e Gay-Lussac – Isocórica com gabarito:

Simulado de Física – Lei de Charles e Gay-Lussac – Isocórica

01. (Mackenzie-SP) Lâmpadas elétricas possuem no seu interior um gás inerte. Suponha que, ao ligar a lâmpada, a temperatura eleve-se de 27ºC para 127ºC. Quanto à pressão do gás podemos afirmar que:

a) aumenta na razão de 3/4
b) aumenta na razão de 4/3
c) diminui na razão de 3/4
d) diminui na razão de 4/3
e) permanece constante

02. (UFSC) O pneu de um automóvel foi regulado de forma a manter uma pressão interna de 21 libras-força por polegada quadrada, a uma temperatura de 14ºC. Durante o movimento do automóvel, no entanto, a temperatura do pneu elevou-se a 55ºC. Determine a pressão interna correspondente, em libras-força por polegada quadrada. desprezando a variação de volume do pneu.

03. (Fuvest-SP) Um cilindro de eixo vertical, com base de área A = 100 cm2, é vedado por um êmbolo de massa desprezível que pode deslizar livremente e contém ar à temperatura T0 = 300 K. Colocando-se sobre o êmbolo uma massa M = 50 kg, o ar deve ser aquecido até uma temperatura T para que o êmbolo volte a posição inicial. Qual o valor T, supondo que o ar é um gás ideal?
Dados: pressão atmosférica = 1,0∗105 N/m2; aceleração da gravidade = 10 m/s2.

04. (Univest-SP) Um gás ideal ocupa um volume V, sob pressão de 1,2 atm e temperatura θ, em graus Celsius. Dobrando-se o valor da temperatura em graus Celsius e mantendo-se constante o volume, observa-se que a pressão aumenta para 1,5 atm. Logo o valor de θ, em graus Celsius, é:

a) 68
b) 91
c) 112
d) 143
e) 171

05. (Unopar-PR) Um gás perfeito apresenta, inicialmente, temperatura de 27ºC e pressão de 2 atm. Ao sofrer uma transformação isovolumétrica, sua pressão se eleva para 5 atm, passando, então, sua temperatura, a ser:

a) 54ºC
b) 76,5ºC
c) 270ºC
d) 477ºC
e) 750ºC

06. (Mackenzie-SP) Os pneus de um automóvel foram calibrados, no início de uma viagem, à temperatura de 27ºC. Após um longo percurso, o motorista, preocupado com a pressão do ar dos pneus, resolveu medi-la e verificou um aumento de 10% em relação à pressão do início da viagem. Considerando o ar dos pneus como um gás ideal e que o volume praticamente não se alterou, concluímos que sua temperatura nesse instante era:

a) − 3ºC
b) 24,3ºC
c) 29,7ºC
d) 33ºC
e) 57ºC

07. (UFPE) Uma caixa cúbica metálica e hermeticamente fechada, de 4,0 cm de aresta, contém gás ideal à temperatura de 300 K e à pressão de 1 atm. Qual a variação da força que atua em uma das paredes da caixa, em N, após o sistema ser aquecido para 330 K e estar em equilíbrio térmico? Despreze a dilatação térmica do metal.

08. (Fuvest-SP) Um congelador doméstico (freezer) está regulado para manter a temperatura de seu interior a − 18ºC. Sendo a temperatura ambiente igual a 27ºC (ou seja, 300 K), o congelador é aberto e, pouco depois, fechado novamente. Suponha que o freezer tenha boa vedação e que tenha ficado aberto o tempo necessário para o ar em seu interior ser trocado por ar ambiente. Quando a temperatura do ar no freezer voltar a atingir − 18ºC, a pressão em seu interior será

a) cerca de 150% da pressão atmosférica
b) cerca de 118% da pressão atmosférica
c) igual a pressão atmosférica
d) cerca de 85% da pressão atmosférica
e) cerca de 67% da pressão atmosférica

09. (UFMG) Uma pessoa, antes de viajar, calibra a pressão dos pneus com 24 lb/pol2 (libras por polegada quadrada). No momento da calibração, a temperatura ambiente (e dos pneus) era de 27ºC. Após ter viajado alguns quilômetros, a pessoa pára em um posto de gasolina. Devido ao movimento do carro, os pneus esquentaram-se e atingiram uma temperatura de 57ºC. A pessoa resolve conferir a pressão dos pneus. Considere que o ar dentro dos pneus é um gás ideal e que o medidor do posto na estrada esta calibrado com o medidor inicial. Considere, também, que o volume dos pneus permanece o mesmo.
A pessoa medirá uma pressão de:

a) 24,0 lb/po2
b) 26,4 lb/po2
c) 50,7 lb/po2
d) 54,0 lb/po2

 

GABARITO do Simulado de Física – Lei de Charles e Gay-Lussac – Isocórica

1 3 4 5 6 7 8 9
B 450k B D E 16N D B

Física – Lei de Charles e Gay-Lussac – Isocórica

Publicado em:Física

Você pode gostar também