Menu fechado
Física - Lentes Esféricas simulado matérias específicas com gabarito vestibulares enem

Simulado com gabarito de Física – Lentes Esféricas

Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado matéria específica de Física – Lentes Esféricas que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Física.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do gabarito do Simulado de Física – Lentes Esféricas estão no final.

Boa sorte e Bons estudos!

Vamos ao Simulado de Física – Lentes Esféricas com gabarito:

Simulado de Física – Lentes Esféricas

 

01. (FCC-SP) Uma lente, feita de material cujo índice de refração absoluto é 1,5, é convergente no ar. Quando mergulhada num líquido transparente, cujo índice de refração absoluto é 1,7, ela:

a) será convergente
b) será divergente
c) será convergente somente para a luz monocromática
d) se comportará como uma lâmina de faces paralelas
e) não produzirá nenhum efeito sobre os raios luminosos

 

02. (Vunesp-SP) Suponha que você tem em mãos duas lentes de mesmo diâmetro e confeccionadas com o mesmo tipo de vidro, mas uma plano-convexa (convergente) e outra plano-côncava (divergente). Como proceder para verificar, sem auxílio de instrumentos de medida, se a convergência de uma é igual, em módulo, à divergência da outra?

 

03. (UERJ-RJ) Um estudante possui uma lente convergente de 20 cm de distância focal e quer queimar uma folha de papel usando essa lente e a luz do sol.
Para conseguir seu intento de modo mais rápido, a folha deve estar a uma distancia da lente igual a:

a) 10 cm
b) 20 cm
c) 40 cm
d) 60 cm
e) 80 cm

 

04. (PUC-SP) Deseja-se concentrar a luz do Sol num ponto, para se obter um forno solar, usando apenas um dos elementos abaixo. Indique qual deles deve ser usado:

a) Espelhos planos
b) Lente convergente
c) Lente divergente
d) Espelho convexo
e) Prisma

 

GABARITO Simulado de Simulado de Física – Lentes Esféricas

Questão 01: B

Questão 02:
– Como as lentes possuem o mesmo diâmetro quando colocamos a parte côncava junto com a convexa elas se encaixam formando uma lâmina de faces paralelas, com uma curvatura cancelando a outra, portanto, a convergência de uma é igual a divergência da outra.

Questão 03: B
– Toda luz que vem do sol chega praticamente paralela na Terra e, os raios paralelos incidentes na lente, refratam através dela e saem na direção do foco, portanto, colocando o papel a 20 cm da lente, no foco, é onde irá concentrar os raios de luz fazendo o papel pegar fogo mais rapidamente.

Questão 04: B
– Para concentrar os raios de luz precisamos usar uma lente convergente.

 

Simulado de Física – Lentes Esféricas

Publicado em:Física

Você pode gostar também