Menu fechado
Física - Lentes - Estudo Analítico simulado matérias específicas com gabarito vestibulares enem

Simulado de Física – Lentes – Estudo Analítico com gabarito

Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado matéria específica de Física – Lentes – Estudo Analítico que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Física.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do gabarito do Simulado de Física – Lentes – Estudo Analítico estão no final.

Boa sorte e Bons estudos!

Vamos ao Simulado de Física – Lentes – Estudo Analítico com gabarito:

Física – Lentes – Estudo Analítico

 

01. (UFPA) Em relação a uma lente delgada convergente de distância focal igual a 2,0 cm, um objeto luminoso frontal de 3 cm de altura, que se encontra a 6,0 cm de distância da lente, tem uma imagem:

a) inversa, menor que o objeto e a 3,0 cm de distância da lente;
b) inversa, maior que o objeto e a 3,0 cm de distância da lente;
c) inversa, menor que o objeto e a 6,0 cm de distância da lente;
d) inversa, maior que o objeto e a 6,0 cm de distância da lente;
e) direita, menor que o objeto e a 3,0 cm de distância da lente.

 

02. (UFMT) Uma lente delgada e convergente conjuga, a um objeto de 10,0 cm de altura, uma imagem de 2,5 cm de altura. O objeto e a imagem são perpendiculares ao eixo principal da lente. A distância entre o objeto e a lente é X e a distância entre sua imagem e a lente é Y. A relação X/Y é, em módulo, igual a:

a) 1,0
b) 2,0
c) 3,0
d) 4,0
e) 5,0

 

03. (Fatec-SP) Uma lente é utilizada para projetar em uma parede a imagem de um slide, ampliada 4 vezes em relação ao tamanho original do slide. A distância entre a lente e a parede é de 2 m. O tipo de lente utilizada e sua distância focal são, respectivamente:

a) divergente, 2 m;
b) convergente, 40 cm;
c) divergente, 40 cm;
d) divergente, 25 cm;
e) convergente, 25 cm.

 

04. (UFLA-MG) Um objeto real que se encontra a uma distância de 25 cm de uma lente esférica delgada divergente, cuja distância focal é, em valor absoluto, também de 25 cm:

a) não fornecerá imagem;
b) terá uma imagem real, invertida e do mesmo tamanho do objeto, a 25 cm da lente;
c) terá uma imagem real, invertida e ampliada, a 12,5 cm da lente;
d) terá uma imagem virtual, direita e ampliada, a 25 cm do objeto;
e) terá uma imagem virtual, direita e reduzida, a 12,5 cm do objeto.

 

05. (PUC-RS) A lente objetiva de uma máquina fotográfica tem distância focal de 40 mm. O filme posiciona-se a exatamente 41 mm da lente. Para uma foto nítida, a distância entre a máquina fotográfica e o objeto fotografado deve ser, aproximadamente, de:

a) 1,0 m
b) 1,6 m
c) 3,0 m
d) 4,5 m
e) 10,0 m

 

06. (ITA-SP) Uma pequena lâmpada é colocada a 1,0 m de distância de uma parede. Pede-se a distância a partir da parede em que deve ser colocada uma lente de distância focal 22,0 cm para produzir na parede uma imagem nítida e ampliada da lâmpada.

a) 1,40 cm
b) 26,2 cm
c) 32,7 cm
d) 67,3 cm
e) 70,0 cm

 

07. (Cesgranrio-RJ) Um objeto real é colocado perpendicularmente ao eixo principal de uma lente convergente de distância focal f. Se o objeto está a uma distância 3f da lente, a distância entre o objeto e a imagem conjugada por essa lente é:

a) f/2
b) 3f/2
c) 5f/2
d) 7f/2
e) 9f/2

 

08. (Vunesp-SP) Sobre o eixo de uma lente convergente, de distância focal 6,0 cm, encontra-se um objeto, afastado 30 cm de lente. Nessas condições, a distância da imagem à lente será:

a) 3,5 cm
b) 4,5 cm
c) 5,5 cm
d) 6,5 cm
e) 7,5 cm

 

09. (PUCCamp-SP) Um objeto real é disposto perpendicularmente ao eixo principal de uma lente convergente, de distância focal 30 cm. A imagem obtida é direita e duas vezes maior que o objeto. Nessas condições, a distância entre o objeto e a imagem, em cm, vale:

a) 75
b) 45
c) 30
d) 15
e) 5,0

 

10. (UFF-RJ) Sobre o eixo óptico de uma lente delgada convergente, e muito afastado dela, é colocado um objeto real e pontual. A imagem desse objeto, formada pela lente, situa-se a 6,0 cm da mesma. Colocando-se agora este objeto a 18,0 cm da lente (ainda sobre o seu eixo óptico), a nova imagem estará situada a uma distância da lente aproximadamente igual a:
a) 3,0 cm
b) 4,5 cm
c) 9,0 cm
d) 12,0 cm
e) 24,0 cm

 

GABARITO Simulado de Física – Lentes – Estudo Analítico

10
A D B A B D E E D C

 

Física – Lentes – Estudo Analítico

 

Publicado em:Física

Você pode gostar também