Menu fechado
Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas Vestibular1

Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas

 

Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas – Desafie seus conhecimentos

Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas com gabarito. Prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1.

Instruções para realização do Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas com gabarito.
Este Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas com gabarito contém 10 questões de das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.

O número de respostas certas e o gabarito do Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas.
Sinta-se a vontade para deixar a sua colaboração ou sugestão nos comentários da página.

Boa Sorte !

Vamos ao Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas:

1. UFAM – Quanto à divisão regional brasileira em regiões geoeconômicas, todas as afirmativas são verdadeiras, exceto:

 
 
 
 
 

2. FUVEST – A divisão do território brasileiro em 3 grandes complexos regionais – Amazônia, Nordeste e Centro-Sul – tem a vantagem de caracterizar:

 
 
 
 
 

3. UERN 2012 – Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão regional do Brasil, utilizando como critérios características históricas e econômicas.

Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas Divisão Regional

Brasil – Regiões Geoeconômicas

Desta forma, o Brasil poderia ser dividido em três regiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Analisando essa divisão em comparação com a do IBGE, nota-se que todos os estados do:

 
 
 
 

4. UFCG – O Brasil tem uma rica diversidade cultural que não se manifesta só pelos aspectos físicos e/ou econômicos. Há muito mais, contida nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo.
Essa diversidade, fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade se manifesta nos lugares, na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades. (CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z.(orgs.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. Adaptado).

Com base no texto acima, relacione os complexos regionais – Amazônia, Centro-Sul e Nordeste – às músicas que mais se aproximam de suas narrativas e representações identitárias.
(1) Amazônia
(2) Centro-Sul
(3) Nordeste

( ) É nessa dança que meu boi balança
E o povão de fora vem pra cá brincar
As barrancas de terras caídas
Faz barrento o nosso rio-mar
As barrancas de terras caídas
Faz barrento o nosso rio-mar (…)
Fez o céu, a mata e a terra
Uniu os caboclos construiu o amor … (Tic, tic, tac – Banda Carrapicho)

( ) Olha os patricio, veja bem quem se ferra
Pelo amor, já num basta a miséria?
Migalha é anistia, doação pra familia
Alimento hoje e a morte no outro dia
Os coxinhas cada veiz mais violentos
De segunda a segunda, os dias são sangrentos
A mãe acende vela, reza, faz promessa
O pai é mais frio, vive em estado de alerta
Mas vc num se interessa, jão
Pra onde vai, já foram uma pá de irmão … (Jão – Dmn)

( ) Somos a porta do Sol
Deste país tropical
Somos a mata verde, a esperança somos o Sol do extremo oriental. (Porta do Sol – Renata Arruda)

( ) E a menina que um dia por acaso veio me dizer
Que não gostava de meninos tão largados Que tocam reggae e MPB
Mas isso é coisa tão banal perto da beleza do Planalto Central
E das pessoas que fazem do Cerrado O habitat quase ideal… (Presente de um beija-flor – Banda Natiruts)

( ) Meu peito também é sertão
Em seca e solidão sob o seu braseiro
Espera o verde, a beleza,
Nova correnteza em chuvas de janeiro. (Arrebol – Socorro Lira)

( ) Naquele estradão deserto,
Uma boiada descia Pras bandas do Araguaia
Pra fazer a travessia.
O capataz era um velho
De muita sabedoria, As ordens eram severas
E a pionada obedecia. (Travessia do Araguaia – Almir Sáter)

A sequência CORRETA é:

 
 
 
 
 

5. UNEMAT – Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Gêiser propôs uma nova divisão regional do espaço brasileiro, apresentando três grandes complexos regionais. Esta nova divisão não sucumbiu àquela oficialmente determinada pelo IBGE, mas orientou para uma nova forma de ler e interpretar o território brasileiro, sobretudo no que diz respeito aos aspectos geoeconômicos.

Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas espaço brasileiro. Vestibular

Com base no enunciado e no mapa acima, pode-se afirmar que:

 
 
 
 
 

6. UEPG 2007 – Com relação ao Centro-Sul, uma das regiões geoeconômicas do Brasil, assinale o que for correto.

01) Representa a região de ocupação mais antiga do país, sendo que durante três séculos foi a região mais rica e povoada do país, tendo a cana-de-açúcar como a principal riqueza do Brasil Colônia.
02) As práticas mais modernas da agropecuária encontram-se nessa região, especialmente no interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
03) É a região mais povoada, urbanizada e industrializada do país, representada pelas importantes áreas industrializadas da Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre.
04) É a maior das três regiões geoeconômicas em extensão, seguida pelo Nordeste e pela Amazônia.
05) Aí se registram as mais constantes lutas pela posse de terras envolvendo posseiros, indígenas, grileiros, empresas e até o Estado

 
 
 
 
 

7. PUC MG – Numere nos parênteses as características apresentadas, de acordo com as regiões geoeconômicas brasileiras.

I – AMAZÔNIA
II – NORDESTE
III – CENTRO-SUL

( ) constitui-se uma “região problema”, em virtude dos graves problemas sociais e econômicos, apoiados na política da seca.
( ) concentra as áreas de economias mais dinâmicas, as regiões mais industrializadas e de atividades agrícolas mais modernas.
( ) apresenta graves problemas fundiários (questão da terra), ecológicos (desmatamento, queimadas) e sociais, apesar da pequena população absoluta e baixíssima densidade demográfica.
( ) economia baseada na agropecuária e no extrativismo mineral e vegetal, expande suas atividades industriais mineradoras e possui pólo eletroeletrônico.
( ) é marcada por acentuados contrastes naturais, dispondo de ambientes úmidos a semi-áridos, que condicionam paisagens típicas.
( ) dispõe da melhor logística de transporte e integração, que favorece a formação de redes, o adensamento populacional e a urbanização.
( ) domínio do quadro natural, apresenta-se como fronteira de expansão agropecuária e de povoamento. Assinale a opção CORRETA encontrada.

 
 
 
 
 

8. PUC – O mapa a seguir diferencia-se da conhecida divisão regional do IBGE para o território brasileiro. Esse novo mapa tem sido cada vez mais utilizado para representar os grandes contrastes entre as diferentes regiões do país.

Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas

Leia as afirmativas que se relacionam com os diferentes complexos regionais do país e assinale a alternativa correta:
I – A Amazônia, em função de sua grande superfície e devido a sua baixa ocupação demográfica, não apresenta áreas de conflitos fundiários.
II – Há muitas décadas o Nordeste tem se caracterizado como região de grande dinâmica populacional, através de migrações intra-regionais, em especial do sertão para o litoral e como fornecedora de mão-de-obra para outras regiões, com destaque para o Centro-Sul.
III – O Centro-Sul, embora também seja palco de graves contrastes sociais, possui a maior concentração do PIB do país, uma vez que aí se encontram os principais pólos industriais e centros financeiros do Brasil.

 
 
 
 
 

9. PUCRS – A divisão do Brasil em três grandes complexos regionais reflete as diferentes formas de ocupação do espaço pela ação humana ao longo da história brasileira. Em relação a tais espaços, é correto afirmar que:

 
 
 
 
 

10. PUC RIO – O mapa representa a divisão do território brasileiro em três grandes regiões ou complexos geoeconômicos.

Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas mapa territorios

Qual(is) texto(s) abaixo apresenta(m) corretamente características dominantes nesses complexos nas últimas décadas?
I – O Centro-Sul destaca-se como o centro econômico de maior dinamismo, gerando cerca de 80% da renda nacional. Nele estão presentes intensos fluxos de mercadorias, da força de trabalho e de capitais.
II – O Nordeste individualiza-se pela repulsão populacional e pela disseminação da pobreza. A estrutura fundiária altamente concentrada tem dificultado seu desenvolvimento.
III – O Complexo Amazônico destaca-se pelo processo de ocupação recente, ligado aos grandes projetos agropecuários e minerais. A construção de rodovias inter-regionais acelera a integração da nova fronteira ao centro nacional dinâmico representado pela Região Sudeste.

 
 
 
 
 

Questão 1 de 10

Simulado de Geografia Regiões Geoeconômicas

Publicado em:Geografia

Você pode gostar também