Menu fechado
História - Colonizações inglesa, espanhola e francesa II simulado de matérias específicas com gabarito

História – Colonizações inglesa, espanhola e francesa II

Simulado de matéria específica Simulado de História – Colonizações inglesa, espanhola e francesa II com gabarito

Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado de História – Colonizações inglesa, espanhola e francesa II que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em História.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do gabarito do Simulado de História – Colonizações inglesa, espanhola e francesa II estão no final.

Bons estudos!

 

01. (Fuvest-SP)O puritanismo era uma teoria política quase tanto quanto uma doutrina religiosa. Por isso, mal tinham desembarcado naquela costa inóspita, (…) o primeiro cuidado dos imigrantes (puritanos) foi o de se organizar em sociedade.”
Esta passagem de A democracia na América, de A. de Tocqueville, diz respeito à tentativa:

a) malograda dos puritanos franceses de fundarem no Brasil uma nova sociedade, a chamada França Antártida.
b) malograda dos puritanos franceses de fundarem uma nova sociedade no Canadá.
c) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no sul dos Estados Unidos.
d) bem-sucedida dos puritanos ingleses de fundarem uma nova sociedade no norte dos Estados Unidos, na chamada Nova Inglaterra.
e) bem-sucedida dos puritanos ingleses, responsáveis pela criação de todas as colônias inglesas na América.

 

02. (PUC-MG) A sociedade que foi se constituindo na Hispano-América colonial possuía uma rígida estratificação social na qual se destacavam, exceto:

a) os peninsulares ou “chapetones”, que eram os grandes burocratas e mercadores coloniais.
b) Os “crioulos”, que eram grandes proprietários de terras, comerciantes, pecuaristas e arrendatários de minas.
c) Os “kuracas”, indígenas hispanizados, que exerciam cargos burocráticos na justiça, exército e Igreja.
d) Os mestiços, que exerciam funções intermediárias, como artesãos independentes, feitores e posseiros.
e) Os escravos negros, empregados em serviços domésticos e, nas Antilhas, na produção agrícola.

 

03. (Fatec-SP)Em trezentos anos, a rica montanha de Potosi queimou (…) oito milhões de vidas. Os índios eram arrancados das comunidades agrícolas e empurrados, junto com suas mulheres e seus filhos, rumo às minas. De cada dez que iam aos altos páramos gelados, sete nunca regressaram. Luís Capoche, dono de minas e de engenhos, escreveu que ‘os caminhos estavam tão cobertos que parecia que se mudava o reino’. Nas comunidades, os indígenas viram ‘voltar muitas mulheres aflitas, sem maridos, e muitos órfãos sem seus pais’, sabiam que na mina esperavam ‘mil mortes e desastres’. Os espanhóis percorriam centenas de quilômetros em busca de mão-de-obra. Muitos dos índios morriam pelo caminho, antes de chegar a Potosi (…). A conquista rompeu as bases daquelas civilizações. Piores consequências do que o sangue e o fogo da guerra teve a implantação de uma economia mineira.
(Galeano, E. Veias abertas da América Latina)

De acordo com o texto, a forma de trabalho compulsório imposta aos indígenas era:

a) mita
b) encomienda
c) corveia
d) sesmarias
e) capitação

 

04. (Fuvest-SP) Frei Antônio de Montesinos, em 1512, no Caribe, pregava aos conquistadores espanhóis:

Com que direito haveis desencadeado uma guerra atroz contra essas gentes que viviam pacificamente em sua própria terra? Por que os deixais em semelhante estado de extenuação? Por que os matais a exigir que vos tragam diariamente o seu ouro? Acaso não são eles homens? Acaso não possuem razão e alma? Não é vossa obrigação amá-los como a vós próprios?

Explique essas palavras de Montesinos dentro do contexto da conquista espanhola da América.

 

05. (Unicamp-SP) O comércio triangular realizado pelos habitantes das colônias do norte dos Estados Unidos, durante o período de colonização da América.

a) Descreva esse comércio.
b) Explique por que outros produtos lucrativos, como o tabaco e o algodão, não participavam desse comércio.

 

06. (UFMG)Quando, em 1556, todos os soberanos da Espanha proibiram o uso das palavras conquista e conquistadores em relação à América, elas desapareceram dos atos oficiais, mas ficaram nos fatos.
(Romano, Ruggiero. Revoluções. São Paulo. Ed. Três, 1974. v. 2 nº 16)

Com respeito à colonização espanhola na América, indique:

a) dois aspectos relativos à imposição de novas estruturas políticas nas colônias.
b) duas estratégias adotadas na organização econômica das colônias.
c) uma característica de estrutura religiosa imposta às colônias.

 

07. (UFMG) A Espanha, ao conquistar e colonizar vastas regiões do continente americano, implementou, nas colônias, algumas instituições. Entre essas instituições, incluíam-se:

a) escolas primárias, que foram implantadas pela Coroa com o objetivo de conter o avanço da Igreja sobre as instituições educativas
b) missões jesuíticas, que foram implementadas, no final do período colonial, como última tentativa para evangelizar os índios guaranis
c) órgãos da Inquisição, que foram criados nas colônias, visando a difundir o pensamento da Ilustração
d) universidades, que foram fundadas e mantidas por ordens religiosas nas mais importantes cidades coloniais

 

GABARITO do Simulado de História – Colonizações inglesa, espanhola e francesa II

 

01  02  03  07 
D C A D

Resposta 04:

– Nos mostra a violência que os espanhóis tratavam os nativos na época da conquista da América e o conflito entre religiosos e colonizadores, uma vez que os espanhóis se importavam apenas com o acúmulo de riquezas e os religiosos em arrebanhar fiéis à fé católica.

 

Resposta 05:

a) O comércio triangular compreendia as colônias do norte (rum), Antilhas (melaço) e África (escravos), e era realizado graças ao tipo de colonização (povoamento) e à chamada “negligência salutar” dos ingleses”.

b) Eram produtos importantes para a Revolução Industrial inglesa, principalmente o algodão, daí o controle exercido pela Inglaterra.

 

Resposta 06:

a) Divisão da América em vice-reinados de exploração e capitanias gerais e a implantação das audiências e das Casas de Contratação para o exercício do fiscalismo político e econômico das colônias.

b) Relações de trabalho pautadas na mita e na “encomienda” e estruturação das colônias no modelo de exploração.

c) Implantação e expansão do catolicismo junto aos nativos, através da ação dos jesuítas.

 

Publicado em:História

Você pode gostar também