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Matemática - Operação com Conjuntos II simulado matérias específicas de matemática com gabarito enem vestibular

Matemática – Operação com Conjuntos II

Simulado matérias específicas de matemática com gabarito

Instruções para realização do teste (Simulado online):
Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado matérias específicas de Matemática – Operação com Conjuntos II de que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Matemática.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do gabarito do simulado de Matemática – Operação com Conjuntos II estão no final.

Bons estudos!

Vamos ao Simulado de matemática com gabarito:

01. (Ufla-MG) Sabendo-se que:

A ∪ B ∪ C = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8},
A ∩ B = Æ,
A ∩ C = {5, 6},
B ∩ C = {3, 4}  e
A ∪ B = A ∪ B ∪ C

pode-se afirmar que:

a) B ∪ C = A ∪ C
b) A ∩ B Ç ∩ ≠ ∅
c) C = {3, 4, 5, 6}
d) A = {1, 2, 6, 8}
e) B = {1, 4, 5}

 

02. (ITA-SP) Considere as seguintes afirmações sobre o conjunto U = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}:

I. ∅ ∈ U e n(U) = 10
II. ∅ ⊂ U e n(U) = 10
III. 5 ∈ U e {5} ⊂ U
IV. {0, 1, 2, 5} ∩ {5} = 5

Pode-se dizer, então, que é (são) verdadeira(s):

a) apenas I e III
b) apenas II e IV
c) apenas II e III
d) apenas IV
e) todas as afirmações

 

03. (Cefet-PR) Dados os conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5}; B = {4, 5, 6, 7}; C − A = {7, 8, 9}; C − B = {3, 8, 9} e A ∩ B ∩ C = {4}. O número de elementos do conjunto C é:

a) 6
b) 7
c) 3
d) 4
e) 5

 

04. (UFPI) Considere os conjuntos M e N tais que M ∪ N = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, M ∩ N = {1, 2} e N − M = {3, 4}. Assinale a alternativa correta.

a) M = {1, 2, 3}
b) M = {1, 2, 5, 6}
c) N = {1, 2, 4}
d) N = {1, 2}
e) M = {1, 2, 3, 4}

 

05. (UFU-MG) Considere os conjuntos A = {a, b, c, d, e}, B = {c, d, e, f} e C = {a, b, f}. Sabendo-se que D é um conjunto tal que A ∪ D = A, B ∪ D = B e C ∪ D = A ∪ B, pode-se afirmar que:

a) D possui exatamente três elementos.
b) existem sete possíveis conjuntos distintos D nas condições acima.
c) D = B
d) D possui exatamente dois elementos.

 

06. (UFF-RJ) Os muçulmanos sequer se limitam aos países de etnia árabe, como muitos imaginam. Por exemplo, a maior concentração de muçulmanos do mundo encontra-se na Indonésia, que não é um país de etnia árabe. (Adaptado da Superinteressante, Ed. 169 .)

Considere T o conjunto de todas as pessoas do mundo; M o conjunto de todas aquelas que são muçulmanos e A o conjunto de todas aquelas que são árabes. Sabendo que nem toda pessoa que é muçulmana é árabe, pode-se representar o conjunto de pessoas do mundo que não são muçulmanas nem árabes por:

a) T − (A ∩ M)
b) T − A
c) T − (A ∪ M)
d) (A − M) Ç (M − A)
e) M − A

 

07. (Mackenzie-SP) Se A e B são subconjuntos de U e A’ e B’ seus respectivos complementares em U, então (A ∩ B) ∪ (A ∩ B’) é igual a:

a) A’
b) B’
c) B
d) A
e) A’ − B’

 

08. (Mackenzie-SP)

I. Se {5; 7} ⊂ A e A ⊂ {5; 6; 7; 8}, então os possíveis conjuntos A são em número de 4.
II. Supondo A e B conjuntos quaisquer, então sempre temos (A ∩ ∅) ∪ (B ∪ ∅) = A ∪ B.
III. A soma de dois números irracionais pode ser racional

Das afirmações anteriores:

a) I, II e III são verdadeiras
b) apenas I e II são verdadeiras
c) apenas III e verdadeira
d) apenas II e III são verdadeiras
e) apenas I e III são verdadeiras

 

09. (UFU-MG) O número de conjuntos distintos, os quais contêm o conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10} e estão contidos no conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16}, é igual a :

a) 16
b) 32
c) 64
d) 128

 

10. (Unifor-CE) Se X e Y são dois conjuntos não vazios, então (X − Y) ∪ (X ∩ Y) é igual a:

a) Y
b) X
c) ∅
d) X ∪ Y
e) X ∩ Y

 

Gabarito do simulado

 

01  02  03  04  05  06  07  08  09  10 
A  

 

 

Publicado em:Matemática

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