Química - Lei Geral dos Gases Perfeitos - Vestibular1

Química – Lei Geral dos Gases Perfeitos

Química – Lei Geral dos Gases Perfeitos

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado de matéria específica de Química – Lei Geral dos Gases Perfeitos que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Química.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
Não perca esta oportunidade, faça agora o Simulado de matéria específica de Química – Lei Geral dos Gases Perfeitos.
Anote sua resposta e confira com o gabarito que está no final.

Boa sorte e bons estudos!

Simulado matérias específicas com gabarito
Química – Lei Geral dos Gases Perfeitos

01. (Cesgranrio-RJ) Uma certa quantidade de gás ideal ocupa um volume V0 quando sua temperatura é T0 e sua pressão é P0. Expande-se, então, o gás, isotermicamente, até duplicar o seu volume. A seguir, mantendo o seu volume constante, sua pressão é restabelecida ao valor original P0. Qual a temperatura final do gás neste último estado de equilíbrio térmico?

a) T0/4
b) T0
c) 4T0
d) T0/2
e) 2T0

 

02. (Mackenzie-SP) Um gás perfeito tem volume de 300 cm3 a certa pressão e temperatura. Duplicando simultaneamente a pressão e a temperatura absoluta do gás, o seu volume é de:

a) 300 cm3
b) 450 cm3
c) 600 cm3
d) 900 cm3
e) 1.200 cm3

 

03. (UFF-RJ) Um recipiente com êmbolo contém em seu interior uma quantidade fixa de gás ideal. O sistema é submetido a um processo termodinâmico, no qual o volume do gás é reduzido à metade e a temperatura absoluta aumentada por um fator 1,5. Neste processo, a pressão do gás:

a) aumenta por um fator 3
b) aumenta por um fator 3/2
c) permanece constante
d) diminui por um fator 3/2
e) diminui por um fator 3

 

04. (PUCCamp-SP) Um gás perfeito é mantido em um cilindro fechado por um pistão. Em um estado A, as suas variáveis são: pA = 2,0 atm; VA = 0,90 litros; TA = 27ºC. Em outro estado B, a temperatura é TB = 127ºC e a pressão é pB = 1,5 atm. Nessas condições, o volume VB, em litros, deve ser:

a) 0,90
b) 1,2
c) 1,6
d) 2,0
e) 2,4

 

05. (Unip-SP) Uma dada massa de um gás perfeito está a uma temperatura de 300 K, ocupando um volume V e exercendo uma pressão p.
Se o gás for aquecido e passar a ocupar um volume 2V e exercer uma pressão 1,5p, sua nova temperatura será:

a) 100 K
b) 300 K
c) 450 K
d) 600 K
e) 900 K

 

GABARITO de Simulado de matéria específica
Química – Lei Geral dos Gases Perfeitos

 

01  02  03  04  05  

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta