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Simulado Express 6 - Simulado expresso - Teste seus conhecimentos no Vestibular1

Simulado Express 6

Simulado expresso – Testes de conhecimentos

Simulado Express IV

Instruções para realização do teste (Simulado Express 6)
Este Simulado Express 6 contém 24 questões das principais matérias das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém 2 ou 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
Assinale a resposta para conferir no final. O número de respostas certas e o gabarito do Simulado Express 6 estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Simulado Express 6. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador em off-line.

Boa Sorte !

Leia atentamente os textos abaixo e responda as questões correspondentes.

Texto 1

Um historiador da nossa língua, creio que João de Barros, põe na boca de um rei bárbaro algumas palavras mansas, quando os portugueses lhe propunham estabelecer ali ao pé uma fortaleza dizia o rei que os bons amigos deviam ficar longe uns dos outros, não perto, para se não zangarem como as águas do mar que batiam furiosas no rochedo que eles viam dali. Que a sombra do escritor me perdoe, se eu duvido que o rei dissesse tal palavra nem que ela seja verdadeira. Provavelmente foi o mesmo escritor que a inventou para adornar o texto, não fez mal, porque é bonita; realmente, é bonita. Eu creio que o mar então batia na pedra, como é seu costume, desde Ulisses e antes. Agora que a comparação seja verdadeira é que não. Seguramente há inimigos contíguos, mas também há amigos de perto e de peito. E o escritor esquecia (salvo se ainda não era do seu tempo) esquecia o adágio: longe dos olhos, longe do coração.
[Machado de Assis, Dom Casmurro]

 

Texto 2

Whatever happened to…?

“He made me realize I can accomplish just about anything.”

That’s how a former student characterizes Jaime Escalante, the dynamic math teacher who transformed a group of kids from the barrios of East Los Angeles into scholars bound for top colleges.

We told Escalante’s story in “The champ” (August 1983) and again in “Miracle worker of Garfield High” (January 1989), an excerpt drawn from a book that called him “the best teacher in America”. The Bolivian-born educator became even more of a celebrity when chronicled in the 1988 film Stand and Deliver. And while Escalante eventually took hismethods to other schools, he also hosted PBS’s award-winning “Futures with Jaime Escalante”, which became the network’s bestselling classroom video.

In 1998 Escalante retired with his family to Cochabamba, Boliva. But he hasn’t given up teaching. “That’s impossible!”, he says. Now 70, Escalante teaches calculus at the Universidad del Valle.

Few people know Escalante’s motivational power better than Armando Islas, one of eight children born to Mexican immigrants. “I wasn’t into school”, he admits. “But Jaime taught me how to study and enjoy it.” Sparked by his teacher, Islas went to college and then dental school. He is now an oral surgeon near Los Angeles.
(From “Reader’s digest”)

 

Vamos às Questões:

1. Observe a figura a seguir e assinale a alternativa correta:

Simulado Express 6 perfil topográfico de São Paulo simulado gabarito vestibulares
Simulado Express 6 perfil topográfico de São Paulo
 
 
 
 
 

2. São ocorrências marcantes da Guerra Fria, exceto:

 
 
 
 
 

3. Assinale a alternativa em que o termo sombra tem o mesmo sentido presente (Texto 1) no trecho: “Que a sombra do escritor me perdoe

 
 
 
 
 

4. Abaixo tem-se a tabela progressiva para o cálculo anual do Imposto de Renda de Pessoa Física:

Base de cálculo anual em R$ Alíquota % Parcela a deduzir do imposto em R$
Até 10.800,00
Acima de 10.800,00 até 21.600,00 15,0 1.620,00
Acima de 21.600,00 27,5 4.320,00

De acordo com essa tabela, se uma pessoa ganha R$ 8.800,00 ao longo de 1 ano, então ela está isenta de imposto de renda. Se outra pessoa ganha R$ 15.000,00 então, para calcular o imposto, ela deve fazer o seguinte cálculo: 15% de 15.000 menos 1.620, ou seja: 0,15∗15.000 – 1.620 = 630.

A função f: R+ -> R+ que representa o imposto a ser pago em função da renda anual pode ser expressa da seguinte maneira:

 
 
 
 
 

5. A Igreja, durante a Idade Média, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao serviço fúnebre. A Igreja educava as crianças; o sermão do pároco era a principal fonte de informações sobre os acontecimentos e problemas comuns. A Paróquia constituía uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo as esmolas que os pobres recebiam. (Christopher Hill. A Revolução Inglesa de 1640).
Considerando as afirmações do trecho acima e seus conhecimentos sobre o assunto abordado, assinale a alternativa incorreta:

 
 
 
 
 

6. Analise a poesia abaixo e assinale a correta associação entre as colunas:

o girino é peixinho do sapo
o silêncio é o começo do papo
o bigode é a antena de gato
o cavalo é pasto do carrapato
o leitão é o porquinho mais novo
a galinha é um pouquinho do ovo…
…engordar é a tarefa do porco
o escuro é a metade da zebra
as raízes são as veias da seiva
o potrinho é o bezerro da égua
a batalha é o começo da trégua
papagaio é um dragão miniatura
I) o girino é peixinho do sapo A) multiplicação das células
II) o cavalo é pasto do carrapato B) metabolismo dos lipídeos
III) engordar é a tarefa do porco C) hereditariedade
IV) as raízes são as veias da seiva D) parasita hematófago
V) bactérias num meio é cultura E) metamorfose
VI) o potrinho é o bezerro da égua F) aquele que mama
VII) a galinha é um pouquinho do ovo G) circulação fechada
VIII) começo do corpo H) procariontes
 
 
 
 
 

7. A cada mês que passa, o valor de certo produto diminui de 35% em relação ao seu valor no mês anterior. Se V for o valor desse produto no primeiro mês, então o seu valor no oitavo mês será:

 
 
 
 
 

8. Podemos estimar o tipo de ligação entre átomos apenas com o uso da tabela periódica dos elementos, já que sabemos como a eletronegatividade dos elementos varia na tabela (é uma propriedade periódica). Sendo assim, o que você diria sobre o tipo da ligação química estabelecida entre átomos do grupo 17 (família 7A) e do grupo 2 (família 2A)?

 
 
 
 
 

9. “O tempo das descobertas foi, ainda, o tempo de Lutero, Calvino, Erasmo, Thomas Morus, Maquiavel, …Leonardo da Vinci, Michelangelo, Van Eyek, da Companhia de Jesus…”
(Adauto Novaes, Experiência e destino.)

O período e os nomes citados no texto correspondem a:

 
 
 
 
 

10. Leia atentamente os dois textos abaixo:
I – Depois de recuperar o atraso militar em relação aos EUA, ao conseguir a bomba atômica, a URSS parecia superar, pelo menos em alguns planos, seu adversário, como quando enviou o primeiro satélite tripulado ao espaço, primeiro com um animal, depois com um astronauta. Tudo isso ocorreu ao longo dos anos 50. … A URSS parecia ingressar numa nova etapa de sua história … Nikita Kruchev, o sucessor de Stalin, chegou a ameaçar o Ocidente, afirmando que em dez anos a URSS teria ultrapassado economicamente os EUA, a maior potência capitalista.
(Emir Sader. Século XX: uma biografia não-autorizada. São Paulo: Fund. Perseu Abramo, p. 62).

II – A Perestroika representava o ressurgimento e a depuração das ideias de Outubro [1917], a sua realização na prática. Hoje eu diria que tal afirmação continha tanto uma parcela de verdade quanto uma de ilusão. A verdade consistiu em que nós realmente queríamos devolver o poder ao povo. … Já a ilusão consistiu em que eu, como a maioria, supúnhamos: nós podemos atingir esse objetivo aperfeiçoando o sistema existente. No entanto, logo ficou claro: a crise, que atingiu o país no fim dos anos 70 e início dos 80, não tinha caráter parcial e sim caráter sistêmico. A lógica do desenvolvimento levou à necessidade não de aperfeiçoar o sistema, mas de intervir em suas próprias bases.
(Mikhail Gorbatchov, in: Estudos Avançados. IEA-USP. Vol. 12, n. 32, pp. 16-17).

Assinale a alternativa correta:

 
 
 
 
 

11. (Texto 2Escalante:

 
 
 
 

12. (Texto 2A person who “can accomplish just about anything”:

 
 
 
 

13. A substância A, na presença de luz solar , transforma-se na substância B que, por sua vez, no escuro se transforma em A .

Simulado Express 6 interconversão de isômeros química simulado gabarito vestibulares

Pelo esquema acima , pode-se afirmar que:

 
 
 
 

14. Sobre o preço de um carro importado incide um imposto de importação de 30%. Em função disso, o seu preço para o importador é de R$ 19.500,00. Supondo que tal imposto passe de 30% para 60%, qual será, em reais, o novo preço do carro, para o importador?

 
 
 
 
 

15. (Texto 2) Mark the question whose answer isn’t found in the text:

 
 
 
 

16. Simulado Express 6 plana retilínea e horizontal simulado gabarito vestibulares

Um caminhão está se deslocando em uma estrada plana, retilínea e horizontal. Ele transporta uma caixa com explosivos de 100 kg apoiada sobre o piso horizontal de sua carroceria, como mostra a figura. Num dado instante, o motorista é obrigado a frear o caminhão. Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre a caixa e o piso da carroceria vale 0,40, a máxima desaceleração a ser proporcionada para que a carga continue em repouso em cima do caminhão deverá ser:

 
 
 
 
 

17. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. a fé religiosa em nada contribuiu para a expansão marítima, uma vez que Portugal era um país católico, e a teoria de que Deus premiava com a riqueza aqueles com quem queria passar a eternidade é da autoria de Calvino, um dos líderes da Reforma Protestante.
II. o empenho da Coroa Portuguesa em expandir as rotas e a atividade do comércio explica-se pela possibilidade do aumento da arrecadação de impostos sobre essa atividade.
III. os europeus atropelaram a cultura dos povos que encontraram à frente em seu processo de expansão marítima, impondo a estes sua língua, sua religião e seus valores.
IV. Genoveses e venezianos levaram a pior na disputa pela hegemonia comercial pelo Atlântico com portugueses e espanhóis.

 
 
 
 
 

18. A frases que exprime e o comentário do narrador sobre a citação do historiador é (Texto 1):

 
 
 
 

19. Simulado Express 6 espelho plano em posição inclinada - simulado gabarito vestibular

Um espelho plano, em posição inclinada, forma um ângulo de 45° com o chão. Uma pessoa observa-se no espelho, conforme a figura.

A flecha que melhor representa a direção para a qual ela deve dirigir seu olhar, a fim de ver os sapatos que está calçando, é:

 
 
 
 
 

20. No trecho (Texto 1),”…eu duvido que o rei dissesse tal palavra nem que ela seja verdadeira“, o termo dissesse expressa uma:

 
 
 
 
 

21. Simulado Express 6 célula da mucosa intestinal humana simulado gabarito vestibulares enem

A figura abaixo representa uma célula da mucosa intestinal humana. Ela atua na produção e na eliminação de muco, uma substância lubrificante e protetora do revestimento do intestino.

Assinale a alternativa que designa o mecanismo de entrada dos aminoácidos, através da membrana plasmática, e que também mostra o percurso correto deles – no citoplasma – até a saída da célula:

 
 
 
 
 

22. Os pontos de ebulição dos halogênios são respectivamente: flúor = -118,0°C; cloro = -34,6°C; bromo = 58,8°C e iodo = 184,4°C. A explicação para esses valores situados numa faixa tão ampla reside na existência de forças intermoleculares sensivelmente diferentes nas quatro substâncias. As ligações entre moléculas de halogênios se fazem através de:

 
 
 
 
 

23. Um automóvel passou pelo marco 24km de uma estrada, às 12h e 07min, a seguir, passou pelo marco 28km da mesma estrada, as 12h e 11min. A velocidade média do automóvel, entre as passagens pelos dois marcos, foi de aproximadamente:

 
 
 
 
 

24. Na linguagem C, usada na programação de computadores, sabe-se que:
fabs(x) é o valor absoluto de x,
sqrt(x) é a raiz quadrada de x,
* é o operador multiplicação e
+ é o operador adição.
Pede-se calcular o valor da expressão: fabs(-3)*sqrt(25)+fabs(4)*sqrt(49)

 
 
 
 

Questão 1 de 24

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