Simulado online de Biologia 03 - Vestibular1

Simulado online de Biologia 03

Simulado online de Biologia 03 com gabarito

Instruções para realização do teste (Simulado online de Biologia 03):
Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado online de Biologia 03 que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Biologia.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Simulado online de Biologia 03 estão no final.

Bons estudos!

Sinta-se a vontade para deixar a sua colaboração ou sugestão nos comentários da página.
Vamos ao Simulado online com gabarito:

1. (FUVEST) Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue:

 

 

 

 

 

2. (FUVEST) Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais:

 

 

 

 

 

3. (FUVEST) Enquanto a clonagem de animais é um evento relativamente recente no mundo científico, a clonagem de plantas vem ocorrendo já há algumas décadas com relativo sucesso. Células são retiradas de uma planta-mãe e, posteriormente, são cultivadas em meio de cultura, dando origem a uma planta inteira, com genoma idêntico ao da planta-mãe. Para que o processo tenha maior chance de êxito, deve-se retirar as células:

 

 

 

 

 

4. (ENEM) A sequência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de um vaca:

I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.
II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando o resto da célula.
III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.
IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.

Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca:

 

 

 

 

 

5. (FUVEST) Em artigo publicado no suplemento Mais!, do jornal Folha de São Paulo, José Reis relata que pesquisadores canadenses demonstraram que a alga unicelular Cryptomonas resulta da fusão de dois organismos, um dos quais englobou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundo vivo. Como relata José Reis: “[…] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito contestada inicialmente, a noção de que certas organelas […] são remanescentes de células que em tempos idos foram ingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbiontes às organelas que outrora teriam sido livres.
São exemplos de endossimbiontes em células animais e em células de plantas, respectivamente:

 

 

 

 

 

6. (FUVEST) A contribuição da seiva bruta para a realização da fotossíntese nas plantas vasculares é a de fornecer:

 

 

 

 

 

7. (FUVEST) Um pesquisador que deseje estudar a divisão meiótica em samambaia deve utilizar em suas preparações microscópicas células de:

 

 

 

 

 

8. (ENEM) Se a vaca Y, utilizada como “mãe de aluguel”, for mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da “mãe de aluguel” presente no clone será:

 

 

 

 

 

9. (FUVEST)
I. As florestas tropicais possuem maior diversidade biológica que as temperadas.
II. As florestas tropicais possuem maior diversidade vegetal e menor diversidade animal que as savanas.
III. As savanas possuem maior biomassa que as florestas tropicais.

Está correto apenas o que se afirma em:

 

 

 

 

 

10. (FUVEST) Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitidos principalmente por automóveis, tem a prioridade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gás oxigênio. Esse poluente é o:

 

 

 

 

 


Question 1 of 10

 

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas de Biologia

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas

Está pronto para fazer os simulados express? São 24 questões, não perca a oportunidade de testar seus conhecimentos.

Aulas de Revisão para o Enem- Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Se você quer melhorar seus estudos ou vai fazer vestibular ou Enem este ano, O Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o Enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

Faça uma redação que obtenha nota máxima. A redação é um dos grandes desafios para quem vai fazer vestibular ou ENEM. O apoio dado pela seção Redação Nota 10 do Vestibular1 tem informações e dicas exclusivas em que você pode enviar textos para correção e ainda consultar outras redações corrigidas seguindo os critérios do MEC.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta