Menu fechado
Simulado online com gabarito de Geografia 01, enem vestibulres

Simulado online com gabarito de Geografia 01

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Instruções para realização do teste (Simulado online com gabarito de Geografia 01):
Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado online com gabarito de Geografia 01 que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Geografia.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do Simulado online com gabarito de Geografia 01 estão no final.

Bons estudos!

Sinta-se a vontade para deixar a sua colaboração ou sugestão nos comentários da página.
Vamos ao Simulado online com gabarito:

1. (MACKENZIE) “Arrastada pela desaceleração dos E.U.A., a economia do México pode apresentar um crescimento de 1% este ano.”
Folha de S. Paulo

O atrelamento da economia mexicana aos E.U.A. explica-se:

 
 
 
 
 

2. (MACKENZIE) Considere as seguintes frases:

I)   A atmosfera se aquece de baixo para cima. Primeiro a superfície terrestre absorve calor solar que é, então, liberado gradualmente para a atmosfera.
II) Nas madrugadas de inverno a superfície perde calor muito rapidamente e, portanto, a temperatura atmosférica próxima do solo pode ficar menor que nas camadas superiores.

Assinale:

 
 
 
 
 

3. (MACKENZIE) O baixo crescimento das exportações brasileiras ocorre por razões que vão desde o chamado “custo Brasil” à maior concorrência internacional.
Folha de S. Paulo
A expressão “custo Brasil” expressa a baixa competitividade das exportações brasileiras provocada basicamente pela:

 
 
 
 
 

4. (MACKENZIE) No Brasil, o vocábulo “serra” é usado com sentido amplo na linguagem corrente. Qualquer elevação com forte desnível é assim chamada. Sob o ponto de vista geomorfológico, o termo “serra” é impróprio para designar as “serras” do Mar e da Mantiqueira, que na verdade constituem:

 
 
 
 
 

5. (MACKENZIE) Os rios internacionais (que atravessam mais de um país) sempre foram causa de disputas e discussões. Até recentemente a região do rio ________________, principalmente pelas indústrias alemãs, provocou discussões entre a Suíça, a França, os Paises Baixos e a Alemanha. (Melhem Adas)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

 
 
 
 
 

6. (MACKENZIE) É comum o comentário de que o multiculturalismo e preferência social estão “balcanizando” os Estados Unidos, mas é um erro falar sobre essa ameaça.
Michael Lind – A Nova Nação Americana

O termo “balcanizando” refere-se:

 
 
 
 
 

7. (MACKENZIE) Há também as chuvas ________________, que ocorrem nas zonas _____________, localizadas em torno de 40°. São causadas pelo choque dos ventos quentes subtropicais com os ventos frios polares.
Igor Moreira

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

 
 
 
 
 

8. (MACKENZIE) Num futuro muito próximo, qualquer sistema econômico terá que se submeter, mais e mais, a exigências dinâmicas da natureza, esta entendida não como o mico-leão, o tatu-bola ou a orquídea selvagem em extinção, mas como a utilização dos recursos naturais para fins produtivos e com métodos não predatórios. Falar hoje em ecologia, portanto, é pensar em atuações econômicas e empresariais.
H. Johr – O Verde é Negócio

Uma tradicional atividade agrícola no Brasil preserva a vegetação nativa como aliada no processo produtivo. Trata-se da:

 
 
 
 
 

9. (MACKENZIE) No limiar do século XXI, o mundo já é uma imensa cidade. Uma cidade modulada em muitas cidades. O globo terrestre deixa de parecer um planeta, uma configuração cósmica, para se revelar uma criação humana da atividade social, de algo que se cria e recria no curso da história dos povos. Esse é o atlas no qual se localizam as grandes e as pequenas cidades. São metrópoles e megalópoles, povoados e vilas, centros e periferias; sempre atados de perto e de longe por estradas, rodovias, ferrovias, linhas aéreas, infovias, sempre atados pelas atividades sociais, econômicas, políticas e culturais. Octavio Ianni – Folha Mais
No texto o autor sugere que:

I)     o planeta Terra é, hoje, uma construção humana, que se faz ao longo do tempo.
II)   as cidades, por menores que sejam, formam, graças aos meios de transporte e comunicação um conjunto único.
III) a cidade é a síntese de todo o país e de toda a sociedade.
IV)  as cidades formam um conjunto acabado, atado e imobilizado em suas relações.

São verdadeiras:

 
 
 
 
 

10. (MACKENZIE) Considere os seguintes textos.

I) O subdesenvolvimento não resulta de espoliação internacional ou falta de recursos naturais. É sempre um fenômeno cultural: misto de idiotice e mau-caratismo. Infelizmente, ambas as coisas são abundantes neste continente.
Roberto Campos

II) Percorrendo a África, de norte a sul e leste a oeste, como relator do Parlamento Europeu para o além-mar e, em outras ocasiões, viajando pelo Extremo Oriente, América Latina e Oceania, constatei que isso que chamamos de subdesenvolvimento é, antes de tudo o “não-desenvolvimento” obstinado das sociedades. O que chamamos de desenvolvimento é o progresso, que resulta essencialmente da convergência de fatores culturais favoráveis.
A. Peyrefitte

A análise dos mesmos permite afirmar que ambos os autores:

 
 
 
 
 

Questão 1 de 10

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas de Geografia

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Desafio de Einstein – faça o Teste, Aproveite e faça, também, nosso Teste Vocacional, Exercícios por Matérias – Não deixe para depois, Conheça a nossa seção de Macetes.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Revise com nossas Vídeo Aulas, Visite a seção de faculdades e faça sua escolha, Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular, Resumos de livros – conheça a seção.

Contribua com seu artigo. Quer falar o que pensa? Contribua com o nosso conteúdo, Dividir experiências e dar sugestões. Quer enviar uma colaboração? Ajude entrando em contato, clique aqui!

Visite a seção de Carreiras ou veja Novos cursos Tecnológicos, conheça os tipos de ajuda que você pode ter com nossas informações e faça os testes.

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular!

Publicado em:Geografia

Você pode gostar também