Menu fechado
Simulado online com gabarito de História 02 enem vestibulares

Simulado online com gabarito de História 02

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Instruções para realização do teste (Simulado online com gabarito de História 02):
Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado online com gabarito de História 02 que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em História.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do Simulado online com gabarito de História 02 estão no final.

Bons estudos!

Sinta-se a vontade para deixar a sua colaboração ou sugestão nos comentários da página.
Vamos ao Simulado online com gabarito:

1. (FATEC) O sistema de parceria expandiu-se rapidamente para o Oeste Paulista. É correto afirmar que:

 
 
 
 
 

2. (FATEC) Leia atentamente as afirmações abaixo, sobre a República Militar Brasileira

I. Em dezembro de 1968, foi criado o Ato Institucional n° 5 (AI – 5) que passou a censurar sistematicamente revistas, jornais, rádio e TV. A censura era realizada por telefonemas e bilhetes ameaçadores ou através da chamada “censura prévia”, quando eram instalados, nos órgãos de imprensa, agentes censores.
II. O poder Executivo exercido por militares e aliados civis se outorgou plenos poderes, cassando vários representantes do Legislativo e interferindo nas decisões do Judiciário.
III. O modelo de desenvolvimento socioeconômico implantado nesse período foi marcado pela redução dos investimentos governamentais nos setores de infra-estrutura econômica, sobretudo energia, transporte e comunicação.

Dessas afirmações:

 
 
 
 
 

3. (MACKENZIE) O ano de 1.992 ficou marcado como o ano do impeachment, fato inédito no país e no próprio contexto internacional. Dentre os fatos que contribuíram para esse desfecho não se inclui:

 
 
 
 
 

4. (MACKENZIE) Como o indivíduo, os grupos humanos também fazem a sua educação sentimental. A dos pernambucanos é tanto mais curiosa quanto a capitania que gerou o nativismo mais virulento da História Brasileira, que também foi aquela que de início estivera mais vincada pelo cunho à metrópole.
Evaldo Cabral de Mello

A eclosão do sentimento nativista de que fala o texto teve origem:

 
 
 
 
 

5. (FATEC)É tempo de tornarmos ao caminho certo. E nos esforçarmos para importar tudo quanto eles possam produzir em melhores condições que nós
Declaração de Manuel Ferraz de Campos Sales. In: MELO, L. e CÉSAR, L. História do Brasil.
São Paulo: Scipione.

Sobre o governo de Campos Sales é correto afirmar:

 
 
 
 
 

6. (FATEC) O fim do Primeiro Reinado, com a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, proporcionou condições para a consolidação da independência, pois:

 
 
 
 
 

7. (FATEC) O Afeganistão retornou, como vilão, às manchetes dos jornais do mundo. País pobre, sua história política é, em síntese, uma história de invasões territoriais, guerras e golpes de estado.

Considere os seguintes marcos políticos na história do Afeganistão:

I. O Taleban conquista Cabul, passando a controlar, primeiramente, 70% do território.
II Formação da República do Afeganistão.
III. Independência do Afeganistão e, portanto, fim da tutela inglesa no território.
IV. Tropas soviéticas invadem o país; guerrilheiros islâmicos financiados e armados pelos EUA, Irã e Paquistão vão ao confronto.

A sequência cronológica dos fatos acima expostos, do mais antigo para o mais recente, é:

 
 
 
 
 

8. (MACKENZIE) Estabelecendo uma comparação entre a política econômica varguista e o desenvolvimento do período JK, podemos afirmar que:

 
 
 
 
 

9. (FATEC)O clima internacional na Europa era carregado de antagonismos que se expressavam na formação de alianças secretas e de sistemas de alianças, tornando a ameaça de uma guerra inevitável. O desenvolvimento desigual dos países capitalistas, a partir do século XIX, levara países que chegaram tarde à competição internacional, como a Alemanha, a reivindicarem uma redivisão do território econômico mundial, Cada vez mais aumentou a rivalidade pela luta por mercados consumidores de produtos industriais, pela aquisição de matérias-primas fundamentais e por áreas de investimento.

AQUINO, Rubim Leão de et al. História das sociedades: da Moderna à Contemporânea. Rio de Janeiro: Record, 2000.

No sistema de alianças, às vésperas da I Guerra Mundial, estavam a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, compostas respectivamente, pelos seguintes Estados-nações:

 
 
 
 
 

10. (MACKENZIE) O Ato de Supremacia, promulgado em 1.534 pelo monarca inglês Henrique VIII (1.509 – 1.547), foi decisivo para:

 
 
 
 
 

Questão 1 de 10

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Faça o nosso Teste de Ansiedade. Aprenda a enfrentar a ansiedade, Conheça o Prouni, Informações sobre o Fies.

Apostilas de todas as matérias. Resumos, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais! Não deixe para depois: revisão de Matérias Online!. Leia sobre a escola literária Romantismo.

Contribua com seu artigo. Quer falar o que pensa? Contribua com o nosso conteúdo, Dividir experiências e dar sugestões. Quer enviar uma colaboração? Ajude entrando em contato, clique aqui!

Visite a seção de Carreiras ou veja Novos cursos Tecnológicos, conheça os tipos de ajuda que você pode ter com nossas informações e faça os testes.

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular!

Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

Publicado em:História

Você pode gostar também