Menu fechado
Simulado online com gabarito de História 05 vestibulares enem

Simulado online com gabarito de História 05

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Instruções para realização do teste (Simulado online com gabarito de História 05):
Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado online com gabarito de História 05 que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em História.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do Simulado online com gabarito de História 05 estão no final.

Bons estudos!

1. (UNIP)No dia 23 de maio de 1.932, uma grande manifestação popular investiu contra a sede da Legião de Outubro – agremiação política ligada à Getúlio. No tiroteio que se travou, morreram quatro manifestantes. Desencadeou-se, então intensa campanha de gitação contra Vargas, baseada em slogans, como: ‘Convocação imediata da Constituinte!’, ‘São Paulo conquistado!’, ‘São Paulo dominado por gente estranha!’ ou, ainda, ‘Tudo pela Constituição!’.”
Os acontecimentos descritos pelo texto conduziram à:

 
 
 
 
 

2. (UNIFOR) Considerando as características do desenvolvimento levado a efeito por Juscelino Kubitschek e os seus resultados a médio prazo, pode-se afirmar que essa política priorizava o:

 
 
 
 
 

3. (UFES) Nos anos 1930, Vargas, Perón e Cárdenas encarnaram três grandes movimentos do populismo na América Latina, no Brasil, na Argentina e no México, respectivamente. Tal movimento foi marcado, sobretudo, pela:

 
 
 
 
 

4. (FUVEST) A política internacional do regime Vargas, entre 1.930 – 1.945, pode ser definida como de:

 
 
 
 
 

5. (CESGRANRIO) O “peronismo”, fenômeno político que surge na Argentina na década de 1.940, pode ser identificado como:

 
 
 
 
 

6. (PUC) No Brasil, a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – foi criada pelo decreto 5452, de 1.943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a:

 
 
 
 
 

7. (MACKENZIE) O modelo econômico nacional-desenvolvimentista que caracterizou o governo de Juscelino Kubitschek combinava:

 
 
 
 
 

8. (UNIP)… sem nenhum preparo físico, psicológico ou técnico, foi mandada para uma terra estranha sem condições sequer de enfrentar a neve dos Montes Apeninos (…). Não havia sequer equipamento nem eles tinham noção do que iam encontrar pela frente. Era comum um soldado se recusar a ir para o fronte com o fuzil que levava do Brasil. E tinha razão. Eram armas completamente obsoletas. Os americanos tiveram que criar unidades especiais de treinamento, onde os soldados brasileiros aprenderam a manusear armas modernas. Nossos soldados aprenderam a lutar na guerra.
(Coronel Rui Moreira Lima, em entrevista para o Jornal O Estado de S. Paulo)

A entrevista do coronel Rui Moreira Lima mostra a deficiência e despreparo dos militares brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial e pertenciam à(ao):

 
 
 
 
 

9. (VUNESP)Subitamente, parecia que a esquerda havia ganho vida. Mais de 1600 sedes locais da ‘Aliança Nacional Libertadora’ haviam brotado (…). A plataforma da ‘Aliança’ pedia o cancelamento das ‘dívidas imperialistas’, a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os radicalizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força…“.
Thomas Skidmore, De Getúlio a Castelo.

O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movimentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram:

 
 
 
 
 

10. (FGV) Fragmento sobre a América latina:
… o novo regime já não é oligárquico, não obstante as oligarquias não tenham sido fundamentalmente afetadas em suas funções de hegemonia social e política aos níveis local e regional e se encontrem, de algum modo, representadas no Estado (…) Trata-se de um Estado de Compromisso que é ao mesmo tempo um Estado de Massas, expressão da prolongada crise agrária, da dependência social dos grupos de classe média, da dependência social e econômica da burguesia industrial e da crescente pressão popular.

O fragmento trata do surgimento, na região, dos regimes

 
 
 
 
 

Questão 1 de 10

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas de História

Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos ou faça o download: Prova e gabarito de anos anteriores.

Se você precisa e quer melhorar suas notas ou vai fazer vestibular ou Enem este ano, O Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite as seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, e principalmente rumo a sonhada universidade!

ESPECIAL ENEM: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER! Confira as provas e gabaritos. Respostas das perguntas mais frequentes deste exame que avalia estudantes. Não perca mais tempo e confira estas dicas exclusivas sobre preparação para o Enem. Veja mais em: Preparação Eficaz para o Enem, Preparação do Enem e Vestibular, Como se preparar para o Enem e Vestibular e Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro!

No Vestibular1 você fica sabendo: Como estudar com o Notebook ou Tablet, Como estudar no Celular, Como estudar no computador, Como estudar, Como estudar pela Internet e outras matérias interessantes, navegue e tire o melhor de seus estudos.

Fique antenado com as datas de vestibulares – Confira na seção do Calendário!

Publicado em:História

Você pode gostar também