Simulado online com gabarito de História 09 - Vestibular1

Simulado online com gabarito de História 09

Simulado online com gabarito de História 09

A melhor forma de se preparar para as provas de vestibular e Enem é testando seus conhecimentos!

Instruções para realização do teste (Simulado online com gabarito de História 09):
Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado online com gabarito de História 09 que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em História.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas  do Simulado online com gabarito de História 09 estão no final.

Bons estudos!

1. (VUNESP) O transporte ferroviário no Brasil, da segunda metade do século XIX ao início do século XX, mereceu prioritariamente o interesse estatal e particular. As condições históricas relacionadas com a ampliação da rede em ritmo crescente foram:

 

 

 

 

 

2. (FUVEST)Naquela época não tinha uma maquinária, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da Avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas.

Esse trecho de um depoimento de um descendente de imigrante, transcrito na obra Memória e Sociedade, da Ecléa Bosi, constitui um documento importante para a análise:

 

 

 

 

 

3. (FATEC) O sistema de parceria expandiu-se rapidamente para o Oeste Paulista.
É correto afirmar que:

 

 

 

 

 

4. (FUVEST) Há mais de um século, teve início no Brasil um processo de industrialização e crescimento urbano acelerado. Podemos identificar, como condições que favoreceram essas transformações:

 

 

 

 

 

5. (FGV) Leia atentamente o texto abaixo e depois assinale a alternativa correta:

As bases da inspiração dessas novas elites eram as correntes cientificistas, o darwinismo social do inglês Spencer, o monismo alemão e o positivismo francês de Auguste Comte. Sua principal base de apoio econômico e político procedia da recente riqueza gerada pela expansão da cultura cafeeira no Sudeste do país, em decorrência das crescentes demandas de substâncias estimulantes por parte das sociedades que experimentavam a intensificação do ritmo de vida e da decadência do trabalho.
(SEVCENKO, N., “Introdução”. História da vida privada no Brasil, São Paulo, Cia. das Letras, 1998, p. 14)

 

 

 

 

 

6. (UFMG) A consolidação do Império nas duas primeiras décadas do Segundo Reinado está ligada à (ao):

 

 

 

 

 

7. (PUC-SP)A enorme visibilidade do poder era sem dúvida em parte devida á própria Monarquia com suas pompas, seus rituais, com o carisma da figura real. Mas era também fruto da centralização política do Estado. Havia quase unanimidade de opinião sobre o poder do Estado como sendo excessivo e opressor ou, pelo menos, inibidor da iniciativa pessoal, da liberdade individual. Mas (…) este poder era em boa parte ilusório. A burocracia do Estado era macrocefálica: tinha cabeça grande mas braços muito curtos. Agigantava-se na Corte mas não alcançava as municipalidade e mal atingia as províncias. (…) Daí a observação de que, apesar de suas limitações no que se referia à formulação e implementação de políticas, o governo passava a imagem do todo-poderoso, era visto como o responsável por todo o bem e todo o mal do Império.
(CARVALHO, J. Murilo de. Teatro de Sombras. Rio de Janeiro, IUPERJ / Vértice 1988.)

O fragmento exposto refere-se ao Segundo Império brasileiro, controlado por D. Pedro II e ocorrido entre 1.840 e 1.889. Do ponto de vista político, o Segundo Império pode ser representado como:

 

 

 

 

 

8. (UEL) Em relação às consequências da Guerra do Paraguai, pode-se afirmar que:

 

 

 

 

 

9. (UNITAU)Principal responsável pelas transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil na segunda metade do século XIX, reintegrou-se a economia brasileira nos mercados internacionais, contribuiu decisivamente para o incremento das relações assalariadas de produção e possibilitou a acumulação de capital que, disponível, foi aplicado em sua própria expansão e em alguns setores urbanos como a indústria, por exemplo. Foi ainda responsável pela intervenção na balança comercial brasileira que, depois de uma história de constantes déficits, passou a superavitária entre os anos de 1.861 e 1.885.

O parágrafo acima refere-se:

 

 

 

 

 

10. (UEL) Considere os seguintes itens:

I. decadência da aristocracia tradicional;
II. aspirações das diferentes camadas sociais que exigem mudanças significativas;
III. instituição do padroado e do beneplácito, que agradou aos diversos setores do credo;
IV. falta de consciência política do Exército, que se transformou em aliado do imperador;
V. aparecimento de uma aristocracia cafeeira mais dinâmica, moderna, rica e poderosa.

A crise do Império se deve a uma série de fatores que, interagindo, levaram á mudança do regime. Assinale a alternativa que reúne corretamente esses fatores:

 

 

 

 

 


Question 1 of 10

Veja mais em: Preparação Eficaz para o Enem, Preparação do Enem e Vestibular, Como se preparar para o Enem e Vestibular e Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro!

Se você precisa e quer melhorar suas notas ou vai fazer vestibular ou Enem este ano, O Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite as seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, e principalmente rumo a sonhada universidade!

Saiba mais sobre Opção de carreira – Veja as Tendências de Carreiras – Saiba como escolher uma profissão com segurança – A hora da decisão, Oriente-se entre carreiras em alta! Veja as tendências de carreiras.

Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular!

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Faça o nosso Teste de Ansiedade. Aprenda a enfrentar a ansiedade, Conheça o Prouni, Informações sobre o Fies.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta