Menu fechado
Simulado online com gabarito de Português 01 enem vestibulares

Simulado online com gabarito de Português 01

Instruções para realização do teste (Simulado online com gabarito de Português 01):
Com a intenção de ajudá-lo a se preparar melhor para as provas de Vestibular e Enem, desenvolvemos este Simulado online com gabarito de Português 01 que contém questões específicas sobre os assuntos mais exigidos em Português.
Cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas do Simulado online com gabarito de Português 01 estão no final.

Bons estudos!

Vamos ao Simulado online com gabarito:

Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões relacionadas

Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe¹ em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, o que exercia, como dissemos, desde tempos remotos.
Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria de hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia² rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão³. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito.
A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremando beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.
(Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias)

Glossário:
¹ algibebe: mascate, vendedor ambulante.
² saloia: aldeã das imediações de Lisboa.
³ maganão: brincalhão, jovial, divertido.

1. (FUVEST) A narração hesitante e digressiva, em constante autoexame, não se limita apenas a registrar o sentimento de culpa do narrador, mas traduz, também, uma autocrítica radical, em que ele questiona sua própria posição de classe e, com ela, a própria literatura.
Esta afirmação aplica-se a:

 
 
 
 
 

2. (FUVEST) As aspas marcam o uso de uma palavra ou expressão de variedade linguística diversa da que foi usada no restante da frase em:

 
 
 
 
 

3. (FUVEST) Considere as seguintes comparações entre Vidas secas e a Hora da estrela:

I. Os narradores de ambos os livros adotam um estilo sóbrio e contido, avesso a expansões emocionais, condizente com o mundo de escassez e privação que retratam.
II. Em ambos os livros, a carência de linguagem e as dificuldades de expressão, presentes, por exemplo, em Fabiano e Macabeá, manifestam aspectos da opressão social.
III. A personagem sinhá Vitória (Vidas secas), por viver isolada em meio rural, não possui elementos de referência que a façam aspirar por bens que não possui; já Macabeá, por viver em meio urbano, possui sonhos típicos da sociedade de consumo.

Esta correto apenas o que se afirma em:

 
 
 
 
 

4. (FUVEST) Na posição em que se encontram, as palavras assinaladas nas frases abaixo geram ambiguidade, exceto em:

 
 
 
 
 

5. (FUVEST) O trecho “fazendo-se-lhe justiça”, do texto acima, mantém o restante do período em que aparece uma relação de:

 
 
 
 
 

6. MACUMBA DE PAI ZUSÉ
Na macumba do Encantado
Nego véio pai de santo faz mandinga
No palacete de Botafogo
Sangue de branca virou água
Foram vê estava morta!

(FUVEST) É correto afirmar que, neste poema de Manoel Bandeira:

 
 
 
 
 

7. (FUVEST) Neste excerto, o modo pelo qual é relatado o início do relacionamento entre Leonardo e Maria (texto acima):

 
 
 
 
 

8. (FUVEST) No excerto acima, as personagens manifestam uma característica que também estará presente na personagem Macunaíma. Essa característica é a:

 
 
 
 
 

9. (FUVEST) A frase que está de acordo com a norma escrita culta é:

 
 
 
 
 

10. (FUVEST) No excerto acima, o narrador incorpora elementos da linguagem usada pela maioria das personagens da obra, como se verifica em:

 
 
 
 
 

Question 1 of 10

 

Quer treinar mais para o Vestibular e Enem? Faça os Exercícios específicos por matéria

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas de português

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura

Visite a seção de Carreiras ou veja Novos cursos Tecnológicos, conheça os tipos de ajuda que você pode ter com nossas informações e faça os testes.

 

Publicado em:Português

Você pode gostar também