Menu fechado
Biologia Vegetal - Influência Hormonal exercícios específicos enem vestibulares

Exercício específico de Biologia Vegetal – Influência Hormonal

Exercício de Biologia Vegetal – Influência Hormonal – Desafie seus conhecimentos

Prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1

Instruções para realização do teste (Exercício específico de Biologia Vegetal – Influência Hormonal)
Este Exercício de Biologia Vegetal – Influência Hormonal – contém questões de Biologia das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício específico de Biologia Vegetal – Influência Hormonal estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício de Biologia Vegetal – Influência Hormonal.

Boa Sorte !

Vamos ao Exercício Específico com gabarito:

Exercícios específicos de Biologia Vegetal – Influência Hormonal

1. (UFRN) Quando o nível de auxina de uma folha, baixa acentuadamente pode pressupor que esta folha esteja:

 
 
 
 
 

2. (PUC) Após o amadurecimento de um fruto, geralmente, ocorre:

 
 
 
 
 

3. (UFCE) Considere o seguinte esquema, que representa um experimento em que se colocaram blocos de ágar-ágar, contendo a mesma concentração de hormônios de crescimento, sobre pedaços de caule e raiz de um planta, da qual foram retiradas as regiões apicais:

Biologia Vegetal - Influência Hormonal experimento em que se colocaram blocos de ágar-ágar

O experimento permite concluir que, na concentração usada, o hormônio:

 
 
 
 
 

4. As camadas de abscisão constituem estratos de células com paredes celulares delgadas e em desintegração. A formação destas camadas leva à separação progressiva dos frutos, permitindo a sua queda. A formação destas camadas está relacionada, pelo menos em parte, com:

 
 
 
 
 

5. Quando se elimina a gema apical de uma roseira, geralmente esta:

 
 
 
 

6. A figura a seguir representa três lotes de coleóptilos tratados diferentemente:

Biologia Vegetal - Influência Hormonal três lotes de coleóptilos tratados diferentemente

Horas depois de preparada a experiência, comparam-se os coleóptilos dos lotes I e II às do lote III. Qual resposta abaixo indica corretamente os prováveis resultados obtidos?

 
 
 
 

7. (FUVEST) Quando se poda uma roseira observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formação de ramos vegetativos. Isto ocorre porque as gemas laterais:

 
 
 
 
 

8. (UFPA) Quando Fritz Went verificou que os coleóptilos de aveia decapitados só cresciam quando sobre elas eram recolocados os ápices, ou quando se aplicavam sobre elas cubos de gelatina que estiveram em contato com os ápices por algum tempo, pôde concluir que:

 
 
 
 
 

9. (UnB) As figuras I, II e III representam um experimento realizado por C. Darwin e seu filho Francis sobre o crescimento das plantas e publicado em 1881. Analise-as e julgue os itens abaixo:

Biologia Vegetal - Influência Hormonal Charles Darwin crescimento das plantas

I – É preciso iluminar a extremidade da planta para que ela cresça em direção à luz.
II – Alguma influência é transmitida da parte superior para a parte inferior da planta, provocando a curvatura da mesma.
III – A curvatura da planta ocorre porque o lado iluminado cresce mais do que o lado não iluminado.
IV – As experiências de Darwin referem-se ao fototropismo positivo dos caules.
V – As plantas não crescem em ausência de luz.
VI – A partir destes experimentos, Charles Darwin descobriu a auxina.

 
 
 
 
 

10. (UFBA) Os coleóptilos são folhas modificadas que recobrem o caulículo do embrião das gramíneas, com função de proteção. Foi observado que a ponta do coleóptilo produz auxinas (ácido indolilacético) e que este hormônio acelera o crescimento das células da região inferior do coleóptilo.

Biologia Vegetal - Influência Hormonal ponta de um coleóptilo exercícios específicos enem vestibulares

A ponta de um coleóptilo foi retirada e depois colocada unilateralmente, conforme a figura acima. O que você espera que aconteça com o crescimento da coleóptilo?

 
 
 
 
 

Desafio de Einstein – faça o Teste, Aproveite e faça, também, nosso Teste Vocacional, Exercícios por Matérias – Não deixe para depois, Conheça a nossa seção de Macetes.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Confira o Guia de como escolher a profissão e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Contribua com seu artigo. Quer falar o que pensa? Contribua com o nosso conteúdo, Dividir experiências e dar sugestões. Quer enviar uma colaboração? Ajude entrando em contato, clique aqui!

Visite a seção de Carreiras ou veja Novos cursos Tecnológicos, conheça os tipos de ajuda que você pode ter com nossas informações e faça os testes.

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular! Não deixe para depois treine: Acesse agora a seção de Simulados

Saiba mais sobre Opção de carreira – Veja as Tendências de Carreiras – Saiba como escolher uma profissão com segurança – A hora da decisão, Oriente-se entre carreiras em alta! Veja as tendências de carreiras.

Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

 

 

Publicado em:Biologia

Você pode gostar também