Biologia Vegetal - Influência Hormonal - Vestibular1

Biologia Vegetal – Influência Hormonal

Exercício específico de Biologia Vegetal – Influência Hormonal

Exercício de Biologia Vegetal – Influência Hormonal – Desafie seus conhecimentos

Prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1

Instruções para realização do teste (Exercício específico de Biologia Vegetal – Influência Hormonal)
Este Exercício de Biologia Vegetal – Influência Hormonal – contém questões de Biologia das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício específico de Biologia Vegetal – Influência Hormonal estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício de Biologia Vegetal – Influência Hormonal.

Boa Sorte !

Vamos ao Exercício Específico com gabarito:

Exercícios específicos de Biologia Vegetal – Influência Hormonal

1. (PUC) Após o amadurecimento de um fruto, geralmente, ocorre:

 

 

 

 

 

2. (UFCE) Considere o seguinte esquema, que representa um experimento em que se colocaram blocos de ágar-ágar, contendo a mesma concentração de hormônios de crescimento, sobre pedaços de caule e raiz de um planta, da qual foram retiradas as regiões apicais:

Biologia Vegetal - Influência Hormonal experimento em que se colocaram blocos de ágar-ágar

O experimento permite concluir que, na concentração usada, o hormônio:

 

 

 

 

 

3. (FUVEST) Quando se poda uma roseira observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formação de ramos vegetativos. Isto ocorre porque as gemas laterais:

 

 

 

 

 

4. Quando se elimina a gema apical de uma roseira, geralmente esta:

 

 

 

 

5. As camadas de abscisão constituem estratos de células com paredes celulares delgadas e em desintegração. A formação destas camadas leva à separação progressiva dos frutos, permitindo a sua queda. A formação destas camadas está relacionada, pelo menos em parte, com:

 

 

 

 

 

6. (UFBA) Os coleóptilos são folhas modificadas que recobrem o caulículo do embrião das gramíneas, com função de proteção. Foi observado que a ponta do coleóptilo produz auxinas (ácido indolilacético) e que este hormônio acelera o crescimento das células da região inferior do coleóptilo.

Biologia Vegetal - Influência Hormonal ponta de um coleóptilo exercícios específicos enem vestibulares

A ponta de um coleóptilo foi retirada e depois colocada unilateralmente, conforme a figura acima. O que você espera que aconteça com o crescimento da coleóptilo?

 

 

 

 

 

7. (UFRN) Quando o nível de auxina de uma folha, baixa acentuadamente pode pressupor que esta folha esteja:

 

 

 

 

 

8. (UFPA) Quando Fritz Went verificou que os coleóptilos de aveia decapitados só cresciam quando sobre elas eram recolocados os ápices, ou quando se aplicavam sobre elas cubos de gelatina que estiveram em contato com os ápices por algum tempo, pôde concluir que:

 

 

 

 

 

9. (UnB) As figuras I, II e III representam um experimento realizado por C. Darwin e seu filho Francis sobre o crescimento das plantas e publicado em 1881. Analise-as e julgue os itens abaixo:

Biologia Vegetal - Influência Hormonal Charles Darwin crescimento das plantas

I – É preciso iluminar a extremidade da planta para que ela cresça em direção à luz.
II – Alguma influência é transmitida da parte superior para a parte inferior da planta, provocando a curvatura da mesma.
III – A curvatura da planta ocorre porque o lado iluminado cresce mais do que o lado não iluminado.
IV – As experiências de Darwin referem-se ao fototropismo positivo dos caules.
V – As plantas não crescem em ausência de luz.
VI – A partir destes experimentos, Charles Darwin descobriu a auxina.

 

 

 

 

 

10. A figura a seguir representa três lotes de coleóptilos tratados diferentemente:

Biologia Vegetal - Influência Hormonal três lotes de coleóptilos tratados diferentemente

Horas depois de preparada a experiência, comparam-se os coleóptilos dos lotes I e II às do lote III. Qual resposta abaixo indica corretamente os prováveis resultados obtidos?

 

 

 

 


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