Menu fechado
Física - Cinemática Lançamento de Projéteis exercícios específicos enem vestibular

Exercício de Física – Cinemática Lançamento de Projéteis

Exercício específico de Física – Cinemática Lançamento de Projéteis. Desafie seus conhecimentos e prepare-se bem para as provas de Vestibular e exame do Enem com o Vestibular1

Instruções para realização do teste (Física – Cinemática Lançamento de Projéteis)
Este Exercício de Física – Cinemática Lançamento de Projéteis contém questões das provas de vestibular e exames do Enem, cada questão contém entre 2 e 5 alternativas. Para cada questão existe apenas uma alternativa correta e não existe nenhuma questão em branco.
O número de respostas certas e o gabarito do Exercício de Física – Cinemática Lançamento de Projéteis estão no final. Procure fazer no tempo máximo de 40 minutos o Exercício específico de Física – Cinemática Lançamento de Projéteis. Se preferir pode fazer este teste com seu navegador em off-line.

Boa Sorte !

Vamos ao Exercício específico com gabarito:

Exercícios específicos de Física – Cinemática Lançamento de Projéteis

1. Ganhou destaque no voleibol brasileiro a jogada denominada “jornada nas estrelas”, na qual a bola arremessada de um lado da quadra sobe cerca de 20 m de altura antes de chegar ao adversário do outro lado. Quanto tempo, em segundos, a bola permanece no ar? Adote g = 10 m/s2 e não considere o efeito do ar.

 
 
 
 
 

2. (CESGRANRIO) Para bombardear um alvo, um avião em voo horizontal a uma altitude de 2,0 km solta uma bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria que soltar a bomba a uma distância horizontal do alvo igual a:

 
 
 
 
 

3. Um projétil é lançado com velocidade inicial de intensidade igual a 50 m/s. A trajetória faz na origem um ângulo de 37° com a horizontal. As intensidades da velocidade e da aceleração no ponto mais alto da trajetória são:

Dados: sen 37° = 0,60; cos 37° = 0,80; g = 10 m/s2

Despreza-se o efeito do ar.

 
 
 
 
 

4. (UECE) Num lugar em que g = 10 m/s2, lançamos um projétil com a velocidade de 100 m/s e formando com a horizontal um ângulo de elevação de 30°. A altura máxima será atingida após:

 
 
 
 
 

5. (ITA) Um avião de bombardeio voa a uma altitude de 320 m com uma velocidade de 70 m/s e surpreende uma lancha torpedeira viajando a 20 m/s na mesma direção e sentido do avião. A que distância horizontal atrás da lancha o avião deve lançar a bomba para atingi-la? Adote g = 10 m . s-2.

 
 
 
 
 

6. (UNIP) Em uma região onde o efeito do ar é desprezível e o campo de gravidade é uniforme, dois projéteis A e B são lançados a partir de uma mesma posição de um plano horizontal. O intervalo de tempo decorrido, desde o lançamento até o retorno ao solo horizontal, é chamado de tempo de voo.

Física - Cinemática Lançamento de Projéteis tempo de voo exercícios específicos

Sabendo que os projéteis A e B atingem a mesma altura máxima H e foram lançados no mesmo instante, podemos concluir que:

 
 
 
 
 

7. (UNIP) Um atirador aponta um fuzil diretamente para um pequeno pássaro parado no alto de uma árvore.

Física - Cinemática Lançamento de Projéteis campo de gravidade uniforme

Não se considera afeito do ar e admite-se o campo de gravidade uniforme. No exato instante em que o projétil é disparado, o pássaro inicia um movimento de queda livre, a partir do repouso. Supondo que o alcance horizontal do projétil seja maior que D, assinale a opção correta:

 
 
 
 
 

8. No exato instante em que o revólver é acionado, no esquema da figura, a pessoa inicia uma queda livre vertical a partir do repouso. Desprezando-se resistência e empuxo do ar, considerando o campo de gravidade uniforme e desejando- se que o projétil atinja o coração da pessoa, escolha a posição conveniente para o cano do revólver:

Física - Cinemática Lançamento de Projéteis enem vestibulares

 
 
 
 
 

9. Em um local onde o efeito do ar é desprezível e g = 10 m/s2 um nadador salta de um trampolim de 12 m de altura e atinge a água a uma distância de 6,0 m, medida horizontalmente da borda do trampolim, em um intervalo de tempo de 2,0 s. A velocidade do nadador no instante do salto tem intensidade igual a:

 
 
 
 
 

10. (FEI) Um projétil é lançado a partir do solo, com velocidade de intensidade v0 = 100 m/s. Quando retorna ao solo, sua distância ao ponto de lançamento (alcance) é de 1.000 m. A menor velocidade do projétil durante seu movimento é aproximadamente:

 
 
 
 
 

Apostilas de todas as matérias. Resumos, trabalhos prontos, exercícios resolvidos, simulados e muito mais!

Opção de carreiras – Tirando dúvidas de última hora

Aproveite e faça os simulados de matérias específicas

Está pronto para fazer os simulados express? São 24 questões, não perca a oportunidade de testar seus conhecimentos.

Treine com nossos simulados online com gabarito

Novos cursos Tecnológicos

Não deixe para depois, faça o Teste de Raciocínio

Revise com nossas Vídeo Aulas

Visite a seção de faculdades e faça sua escolha

Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular

Resumos de livros – conheça a seção

Visite a seção do Enem e tire suas dúvidas

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar?

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Publicado em:Física

Você pode gostar também